Ve­te­ra­no abre fo­go e ma­ta 12 nos EUA

Ex-mi­li­tar ati­rou em bar on­de acon­te­cia uma fes­ta de es­tu­dan­tes na Ca­li­fór­nia e de­pois se ma­tou

Metro Brazil (Sao Paulo) - - PRIMEIRA PÁGINA -

O ati­ra­dor que dei­xou 12 mor­tos no Bor­der­li­ne Bar & Grill, em Thou­sand Oaks, Ca­li­fór­nia, on­tem de ma­dru­ga­da, foi iden­ti­fi­ca­do co­mo Ian Da­vid Long, de 28 anos. Ele foi en­con­tra­do mor­to após o ata­que ar­ma­do. Sua mo­ti­va­ção ain­da é des­co­nhe­ci­da. Long era um mi­li­tar ve­te­ra­no con­de­co­ra­do e ti­nha pe­que­nas pas­sa­gens pe­la po­lí­cia.

Se­gun­do a NBC News, o ati­ra­dor ti­nha vá­ri­as ta­tu­a­gens pe­lo cor­po e car­re­ga­va ape­nas uma Glock 21 – ar­ma de ca­li­bre .45 – ao abrir fo­go du­ran­te uma fes­ta coun­try no bar on­de es­ta­vam cen­te­nas de universitários. O po­li­ci­al Ron He­lus, 54, mor­reu na tro­ca de ti­ros. As au­to­ri­da­des afir­ma­ram que Long se sui­ci­dou no lo­cal.

A CNN in­for­mou que ele ser­viu co­mo fu­zi­lei­ro na­val de agos­to de 2008 a mar­ço de 2013, es­te­ve na Guer­ra do Afe­ga­nis­tão por se­te me­ses e re­ce­beu vá­ri­as co­men­das e me­da­lhas. O xe­ri­fe do con­da­do de Ven­tu­ra, Ge­off De­an, in­for­mou que uma equi­pe de in­ter­ven­ção em cri­ses foi aci­o­na­da, em abril, pa­ra aten­der a uma ocor­rên­cia na ca­sa do ati­ra­dor.

De acor­do com o xe­ri­fe, a po­lí­cia te­ve vá­ri­os con­ta­tos com Long ao lon­go dos anos, “even­tos me­no­res, uma co­li­são de trá­fe­go”. O ati­ra­dor te­ria si­do ví­ti­ma de uma bri­ga em um bar lo­cal em 2015. Em abril des­te ano, diz De­an, po­li­ci­ais fo­ram cha­ma­dos à ca­sa do ati­ra­dor por per­tur­ba­ção.

A equi­pe de in­ter­ven­ção em cri­ses foi aci­o­na­da, e es­pe­ci­a­lis­tas em saú­de men­tal se en­con­tra­ram com Long, con­ver­sa­ram com ele e o li­be­ra­ram. “Não acha­ram que ele es­ta­va qua­li­fi­ca­do pa­ra ser le­va­do sob o 5051”, in­for­mou o xe­ri­fe à CNN.

De­an se re­fe­ria à de­ten­ção de pes­so­as com dis­túr­bi­os men­tais pa­ra ava­li­a­ção e tra­ta­men­to, iden­ti­fi­ca­da na le­gis­la­ção da Ca­li­fór­nia sob o nú­me­ro 5051.

A lei pre­vê que a pes­soa iden­ti­fi­ca­da co­mo um pe­ri­go pa­ra si ou pa­ra ou­tros se­ja sub­me­ti­da a uma “in­ter­ven­ção de cri­se” e re­ce­ba aten­di­men­to es­pe­ci­a­li­za­do em uma ins­ti­tui­ção de saú­de men­tal, mes­mo que in­vo­lun­ta­ri­a­men­te. “O dei­xa­ram lá mes­mo”, dis­se o xe­ri­fe.

R.C. / REU­TERS

Es­tu­dan­tes cho­ram após mas­sa­cre pro­vo­ca­do por Long (des­ta­que)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.