Quan­ti­da­de cer­ta

Cal­cu­le os in­gre­di­en­tes pa­ra a ceia de Na­tal e evi­te des­per­dí­cio!

Na Cozinha com Edu Guedes - - ACOMPANHAMENTOS ESPECIAIS -

Ceia é sinô­ni­mo de uma re­fei­ção far­ta e re­ple­ta de re­cei­tas tí­pi­cas na­ta­li­nas. É im­por­tan­te se pre­o­cu­par com a quan­ti­da­de cer­ta de co­mi­da e be­bi­da pa­ra evi­tar o des­per­dí­cio, ou a fal­ta de al­gu­ma coi­sa du­ran­te a fes­ta. O pri­mei­ro pas­so é sa­ber o nú­me­ro de con­vi­da­dos que com­pa­re­ce­rão, já que is­so é es­sen­ci­al na ho­ra de com­prar os in­gre­di­en­tes. O quan­to ca­da um co­me e be­be va­ria de acor­do com o se­xo, a ida­de e o pe­so. Ou­tra coi­sa que con­ta é a va­ri­e­da­de de pra­tos que se­rá ser­vi­da. Um adul­to co­me en­tre 400g e 700g na ceia e sa­be-se que os ho­mens pre­fe­rem co­mer mais car­ne e as mu­lhe­res mais car­boi­dra­tos. Con­fi­ra co­mo cal­cu­lar ca­da eta­pa pa­ra a sua ceia!

En­tra­da

É co­mum ser­vir fru­tas se­cas, mix de cas­ta­nhas e sal­ga­di­nhos. Cal­cu­le de 100g a 150g por pes­soa de fru­tas se­cas e cas­ta­nhas e es­pa­lhe em po­ti­nhos pe­la ca­sa pa­ra que as pes­so­as se sir­vam até a ho­ra da ceia. Já no ca­so de sal­ga­di­nhos, cal­cu­le de qua­tro a seis uni­da­des pa­ra ca­da con­vi­da­do.

Car­nes

Em mé­dia, as pes­so­as co­mem 200g de car­ne du­ran­te a ceia. Por exem­plo, um pe­ru con­ge­la­do que tem 3kg, ren­de ape­nas 60% do seu pe­so de­pois de pron­to e ser­ve no­ve pes­so­as. Se o nú­me­ro de pes­so­as for mai­or, vo­cê po­de op­tar por um pe­ru de 4,5kg e ter uma ou­tra op­ção de car­ne, co­mo pei­xe, per­nil ou ten­der. Lem­bran­do que, quan­to mai­or a va­ri­e­da­de na me­sa, mai­or a pro­ba­bi­li­da­de dos con­vi­da­dos co­me­rem mais. As mu­lhe­res co­mem, em ge­ral, en­tre um ter­ço e me­ta­de da quan­ti­da­de de car­ne que um homem con­so­me. Por is­so, se eles fo­rem mai­o­ria, au­men­te a ofer­ta de car­ne.

Acom­pa­nha­men­tos

A quan­ti­da­de de­ve ser cal­cu­la­da de acor­do com a va­ri­e­da­de de op­ções na me­sa. Se as car­nes fo­rem acom­pa­nha­das de ar­roz e fa­ro­fa, por exem­plo, cal­cu­le 1kg de fa­ro­fa a ca­da 15 pes­so­as e 1kg de ar­roz co­zi­do. Já se o ar­roz for in­cre­men­ta­do com fru­tas se­cas ou cre­mo­so, cal­cu­le 1kg pa­ra ca­da dez pes­so­as.

So­bre­me­sas

Es­sa é a par­te da ten­ta­ção em que a mai­o­ria dos con­vi­da­dos qu­er ex­pe­ri­men­tar to­das as re­cei­tas! Por is­so, o ide­al é que ca­da pra­to con­si­ga aten­der a to­dos. Se ser­vir do­ci­nhos, cal­cu­le três uni­da­des por pes­soa; bo­los, pa­vês e pu­dins, 100g pa­ra ca­da, is­so se não hou­ver ou­tra op­ção, se­não, con­si­de­re 60g.

Be­bi­das

O re­co­men­da­do é se in­for­mar so­bre a pre­fe­rên­cia de ca­da con­vi­da­do pa­ra de­fi­nir as be­bi­das al­coó­li­cas. Cal­cu­le de três a qua­tro la­tas de cer­ve­ja pa­ra ca­da; uma gar­ra­fa de es­pu­man­te pa­ra três pes­so­as; uma gar­ra­fa de vi­nho pa­ra ca­da qua­tro pes­so­as e uma gar­ra­fa de uísque pa­ra ca­da seis pes­so­as. Já as be­bi­das não al­coó­li­cas, cal­cu­le por pes­soa 400ml de re­fri­ge­ran­te; 200ml de água e 300ml de su­co. O cál­cu­lo de­ve ser fei­to so­bre to­dos os adul­tos da fes­ta, mas, co­mo é so­men­te uma mé­dia e al­guns fa­to­res po­dem au­men­tar ou di­mi­nuir o con­su­mo, com­pre sem­pre al­gu­mas gar­ra­fas a mais pa­ra não aca­ba­rem as be­bi­das no meio da fes­ta.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.