Me­sa pos­ta!

Co­mo mon­tar a me­sa se­guin­do re­gras de eti­que­ta

Na Cozinha com Edu Guedes - - NESTA EDIÇÃO -

Uma me­sa bo­ni­ta, de­co­ra­da e com ca­da ob­je­to co­lo­ca­do no lu­gar cer­to é si­nal de bo­as ma­nei­ras e or­ga­ni­za­ção. Não pre­ci­sa de um even­to chi­que ou for­mal pa­ra sa­ber a dis­po­si­ção dos pra­tos, ta­lhe­res e co­pos. A me­sa de­ve ser sem­pre mon­ta­da com ca­pri­cho, pois a sua fa­mí­lia me­re­ce es­se ca­ri­nho!

No dia a dia

Vo­cê po­de usar seus pra­tos, ta­lhe­res e co­pos ha­bi­tu­ais, as­sim co­mo um jo­go ame­ri­ca­no pa­ra fa­ci­li­tar a lim­pe­za, e flo­res pa­ra en­fei­tar a me­sa. Os guar­da­na­pos de pa­no são pa­ra even­tos for­mais ou mais chi­ques, por­tan­to, tu­do bem uti­li­zar os de pa­pel. Já as ta­ças de­vem ser usa­das pa­ra ser­vir vi­nho. Se for ser­vir água, su­co ou re­fri­ge­ran­tes, não tem pro­ble­ma uti­li­zar co­pos co­muns.

O porquê de ca­da lu­gar

Vo­cê de­ve es­tar se per­gun­tan­do por que exis­te um lu­gar cer­to pa­ra ca­da coi­sa. Na ver­da­de, a co­lo­ca­ção ser­ve pa­ra fa­ci­li­tar na ho­ra de pe­gar os uten­sí­li­os. É por is­so que as ta­ças e co­pos fi­cam do lado di­rei­to, por­que a mai­o­ria das pes­so­as são des­tras e se ser­vem com es­sa mão. Já com a fa­ca é a mes­ma coi­sa, ela fi­ca do lado di­rei­to por­que é a mão que tem mais for­ça pa­ra cor­tar. Quan­do o even­to é for­mal e es­tão pos­tos vá­ri­os ta­lhe­res, é por­que se­rão ser­vi­dos vá­ri­os pra­tos. Não se apa­vo­re! Co­me­ce usan­do os ta­lhe­res de fo­ra pa­ra den­tro, que é a or­dem cor­re­ta que os pra­tos vi­rão pa­ra a me­sa. Ve­ja na ilus­tra­ção abai­xo co­mo de­ve fi­car uma me­sa em um jan­tar for­mal.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.