20 di­cas pa­ra fa­ci­li­tar a sua vi­da na co­zi­nha

Na Cozinha com Edu Guedes - - NESTA EDIÇÃO -

1 Pa­ra sa­ber se um ovo es­tá bom, co­lo­que- o em um co­po com água. Se ele afun­dar, es­tá próprio pa­ra o con­su­mo.

2 Se o fei­jão fi­car com o cal­do ra­lo, re­ti­re al­guns grãos co­zi­dos, amas­se e vol­te pa­ra a pa­ne­la.

3 Nun­ca adi­ci­o­ne água fria ao co­zi­men­to de ar­roz, fei­jão e le­gu­mes, pois is­so pa­ra o pro­ces­so de coc­ção. Use água quen­te.

4 Exa­ge­rou no sal do mo­lho? Co­lo­que uma fa­tia de pão fran­cês ou uma ba­ta­ta des­cas­ca­da na pa­ne­la an­tes de ter­mi­nar o co­zi­men­to.

5 Dei­xe o ar­roz mais bran­co e sol­ti­nho adi­ci­o­nan­do al­gu­mas go­tas de li­mão ao co­zi­men­to.

6 Di­mi­nua a aci­dez do mo­lho de to­ma­te acres­cen­tan­do uma pi­ta­da de açú­car no fim do co­zi­men­to. 7 Pe­nei­re os in­gre­di­en­tes se­cos de bo­los e tor­tas pa­ra con­se­guir uma mas­sa mais fo­fi­nha. 8 Se a fa­ri­nha do mo­lho bran­co em­pe­lo­tar, es­pe­re es­fri­ar e ba­ta no li­qui­di­fi­ca­dor. Vol­te à pa­ne­la e co­zi­nhe até aque­cer.

9 Ao pre­pa­rar car­ne de por­co, adi­ci­o­ne uma co­lher (so­pa) de açú­car ao óleo da fri­tu­ra pa­ra que ela fi­que dou­ra­di­nha.

10 Quan­do fri­tar bi­fes de car­ne ou fran­go, não es­pe­te-os com o gar­fo, pois is­so faz com que fi­quem res­se­ca­dos.

11 Pa­ra que a car­ne moída não for­me gru­mos du­ran­te o pre­pa­ro, des­con­ge­le- a até fi­car em tem­pe­ra­tu­ra am­bi­en­te, an­tes de co­zi­nhar.

12 Quem não tem um ro­lo pa­ra abrir mas­sas po­de usar uma gar­ra­fa li­sa, sem o ró­tu­lo e lim­pa.

13 Adi­ci­o­ne sal e tem­pe­ro em pó à água de co­zi­men­to dos le­gu­mes pa­ra dei­xá-los mais sa­bo­ro­sos.

14 Dei­xe den­tes de alho de mo­lho em água por 10 mi­nu­tos an­tes de des­cas­car, pois as cas­cas se sol­tam com fa­ci­li­da­de.

15 Co­lo­que um pires vi­ra­do de bo­ca pa­ra bai­xo den­tro da lei­tei­ra pa­ra o lei­te não der­ra­mar ao ser fer­vi­do.

16 Se no tra­je­to do su­per­mer­ca­do até a sua ca­sa a al­fa­ce mur­char, dei­xe-a de mo­lho em água com ge­lo pa­ra as fo­lhas fi­ca­rem bo­ni­tas no­va­men­te.

17 Quan­do as lâ­mi­nas do li­qui­di­fi­ca­dor per­de­rem o cor­te, ba­ta cas­cas de ovo se­cas e lim­pas por al­guns mi­nu­tos pa­ra que elas fi­quem amo­la­das.

18 Pa­ra re­ti­rar a pe­le, fa­ça cor­tes em x na ba­se do to­ma­te e co­lo­que- o em água fer­ven­te por al­guns se­gun­dos. A pe­le irá se sol­tar ra­pi­da­men­te.

19 Pa­ra su­as car­nes fi­ca­rem mais su­cu­len­tas, adi­ci­o­ne sal ape­nas no fi­nal do pre­pa­ro.

20 Des­cas­que a ce­bo­la sob água cor­ren­te pa­ra evi­tar que seus olhos fi­quem ir­ri­ta­dos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.