Di­cas es­pe­ci­ais!

Si­ga es­tes 15 tru­ques su­per­fá­ceis e pre­pa­re so­pas per­fei­tas para aque­cer os di­as de in­ver­no

Na Cozinha com Edu Guedes - - NESTA EDIÇÃO -

Qu­an­do for uti­li­zar ta­ble­tes de cal­do em su­as so­pas e cal­di­nhos, aguar­de os in­gre­di­en­tes co­zi­nha­rem, re­ti­re um pou­co da água, dis­sol­va o ta­ble­te e des­pe­je na pa­ne­la. Ou­tra op­ção é uti­li­zar um cal­do ca­sei­ro (vo­cê apren­de a re­cei­ta nas pá­gi­nas 12 e 30).

Fa­ça cu­bi­nhos de pão prá­ti­cos para acom­pa­nhar su­as re­cei­tas: es­fre­gue 3 fa­ti­as de pão de for­ma com 1 den­te de alho cor­ta­do ao meio. Cor­te em cu­bi­nhos, pas­se man­tei­ga e le­ve ao for­no mé­dio (180°C), pre­a­que­ci­do, até dou­rar.

As­sim que o cal­do da sopa fer­ver, abai­xe a cha­ma do fo­gão e dei­xe co­zi­nhar len­ta­men­te até o pon­to de­se­ja­do.

A car­ne mais sa­bo­ro­sa para ser uti­li­za­da no pre­pa­ro de so­pas é o mús­cu­lo. Além do sa­bor, ela cos­tu­ma des­man­char du­ran­te o co­zi­men­to.

Se a re­cei­ta pe­dir para ba­ter no li­qui­di­fi­ca­dor, fa­ça so­men­te de­pois do cal­do amor­nar e em pe­que­nas por­ções, para não da­ni­fi­car o seu apa­re­lho.

As so­pas e cal­dos de­vem ser ser­vi­dos quen­tes, uma boa di­ca é aque­cer a so­pei­ra an­tes de ser­vir para não es­fri­ar ra­pi­da­men­te.

Se de­se­jar uma sopa mais cre­mo­sa, no fi­nal do pre­pa­ro mis­tu­re cre­me de lei­te, io­gur­te ou re­quei­jão. Tes­te o sal an­tes de ser­vir.

Se for uti­li­zar a car­ne de fran­go para o pre­pa­ro da sopa, pre­fi­ra os pe­da­ços da so­bre­co­xa. É sa­bo­ro­sa e não é tão se­ca quan­to o pei­to de fran­go.

A sopa fi­ca­rá mais per­fu­ma­da e co­lo­ri­da se ti­ver al­guns le­gu­mes dou­ra­dos na man­tei­ga. Ce­nou­ra, alho, ce­bo­la, alho-po­ró e sal­são são exem­plos de le­gu­mes aro­ma­ti­zan­tes.

Para dar um to­que es­pe­ci­al no pre­pa­ro de cal­dos, acres­cen­te ovos ba­ti­dos, um pou­co de vi­nho, go­tas de li­mão ou gen­gi­bre ra­la­do.

Por úl­ti­mo, adi­ci­o­ne as mas­sas de sua pre­fe­rên­cia para dar mais sus­tân­cia. Ma­car­rões pequenos, como o de con­chi­nha, ca­pe­le­ti e ar­go­li­nha são as mais usu­ais.

Se, de­pois de pron­ta, a sopa fi­car com um cal­do ra­lo, ex­pe­ri­men­te ba­ter par­te dos in­gre­di­en­tes no li­qui­di­fi­ca­dor ou acres­cen­tar 1 co­lher (sopa) de fa­ri­nha de tri­go dis­sol­vi­da em 1/2 xí­ca­ra (chá) de água, me­xen­do sem­pre, até que en­gros­se.

Os pri­mei­ros in­gre­di­en­tes que cos­tu­mam ser adi­ci­o­na­dos na pa­ne­la são as car­nes, se­ja fran­go ou car­ne de boi, que de­vem ser pi­ca­das ou des­fi­a­das. Quem gos­ta de car­ne de por­co po­de op­tar por lin­gui­ças e ba­con, que dão um sa­bor to­do es­pe­ci­al à pre­pa­ra­ção.

Su­as so­pas e cal­di­nhos vão fi­car mais ape­ti­to­sos com um tru­que fá­cil: ra­le o quei­jo es­co­lhi­do para pol­vi­lhar ( pra­to, mus­sa­re­la ou par­me­são, por exem­plo) com ra­lo gros­so na ho­ra de ser­vir. Ou­tra op­ção é co­lo­car a sopa den­tro de pães ita­li­a­nos.

Se de­se­jar, vo­cê po­de in­cre­men­tar a re­cei­ta com ver­du­ras e hor­ta­li­ças como cou­ve e es­pi­na­fre. Os tem­pe­ros aro­ma­ti­zan­tes, como chei­ro-ver­de e man­je­ri­cão, re­al­çam o sa­bor. Am­bos de­vem ser acres­cen­ta­dos so­men­te no fim do co­zi­men­to.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.