Ins­cri­ções pa­ra Ves­ti­bu­lar da UEL ter­mi­nam nes­ta se­gun­da

Prova da pri­mei­ra fa­se do con­cur­so se­rá re­a­li­za­da em 29 de ou­tu­bro

NOSSODIA - - Primeira Página -

Ter­mi­nam nes­ta se­gun­da-fei­ra (11) as ins­cri­ções pa­ra o Ves­ti­bu­lar 2018 da UEL. A ins­cri­ção po­de ser fei­ta no en­de­re­ço www.cops.uel.br. Após pre­en­cher o for­mu­lá­rio, o can­di­da­to de­ve­rá im­pri­mir o bo­le­to ban­cá­rio pa­ra pa­ga­men­to do pre­ço pú­bli­co de R$ 146,00. A pri­mei­ra fa­se se­rá re­a­li­za­da em 29 de ou­tu­bro. A Cops (Co­or­de­na­do­ria de Pro­ces­sos Se­le­ti­vos) da UEL ori­en­ta can­di­da­tos a não dei­xa­rem a ins­cri­ção pa­ra a úl­ti­ma ho­ra, evi­tan­do atro­pe­los.

O di­re­tor ad­mi­nis­tra­ti­vo da Cops, Ro­ber­to Man­to­a­ni, in­for­ma que a con­fir­ma­ção da ins­cri­ção é o pa­ga­men­to da ta­xa pú­bli­ca, que po­de ser fei­ta até o dia 12 de se­tem­bro. O ves­ti­bu­lan­do po­de acom­pa­nhar o seu pro­ces­so no si­te da Cops, na aba Si­tu­a­ção da Ins­cri­ção. São ofe­re­ci­das 2.482 va­gas em 53 cur­sos de gra­du­a­ção, con­si­de­ran­do tur­nos e ha­bi­li­ta­ções, sen­do que ou­tras 598 se­rão ofer­ta­das pe­lo SISU (Sis­te­ma de Se­le­ção Uni­fi­ca­da). A ex­pec­ta­ti­va é que o con­cur­so re­gis­tre em tor­no de 23 mil can­di­da­tos, já que as da­tas das pro­vas coin­ci­dem ape­nas com a 1ª fa­se da UFPR (Uni­ver­si­da­de Fe­de­ral do Pa­ra­ná), não cho­can­do com as es­ta­du­ais de São Pau­lo, co­mo USP e Unesp.

Es­te ano ocor­re­ram mo­di­fi­ca­ções na ofer­ta de va­gas de al­guns cur­sos, a par­tir de al­te­ra­ções pro­pos­tas pe­los Co­le­gi­a­dos, que re­du­zi­ram ou au­men­ta­ram as va­gas no SISU. O to­tal de va­gas ofe­re­ci­das, bem co­mo os de­mais de­ta­lhes do Ves­ti­bu­lar 2018 es­tão dis­po­ní­veis no Ma­nu­al do Can­di­da­to, na pá­gi­na da Cops (www.cops.uel.br).

Ou­tra no­vi­da­de es­te ano ocor­re no Sis­te­ma de Co­tas. O Con­se­lho Uni­ver­si­tá­rio apro­vou re­ser­va de 45% das va­gas pa­ra co­tas, sen­do 20% pa­ra alu­nos pro­ve­ni­en­tes de es­co­la pú­bli­ca, 20% pa­ra ne­gros de es­co­la pú­bli­ca e 5% pa­ra ne­gros. Na prá­ti­ca as co­tas au­men­ta­ram em 5% em re­la­ção ao con­cur­so de 2017. Es­te per­cen­tu­al re­ser­va­do aos es­tu­dan­tes au­to­de­cla­ra­dos ne­gros be­ne­fi­ci­am can­di­da­tos ne­gros de for­ma ir­res­tri­ta, mes­mo que es­te es­tu­dan­te te­nha cur­sa­do al­gum pe­río­do no en­si­no pri­va­do.

Pro­vas

A Prova de Ha­bi­li­da­des Es­pe­cí­fi­cas pa­ra o cur­so de Mú­si­ca se­rá apli­ca­da em 24 de se­tem­bro. O re­sul­ta­do sai em 29 de se­tem­bro. A 1ª fa­se es­tá mar­ca­da pa­ra 29 de ou­tu­bro, com Pro­vas de Co­nhe­ci­men­tos Ge­rais. A Cops di­vul­ga o re­sul­ta­do da pri­mei­ra fa­se no dia 17 de no­vem­bro, às 17 ho­ras.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.