Jus­ti­ça de­ter­mi­na trans­fe­rên­cia de pre­sos con­de­na­dos

Qua­se re­sol­vi­da em Lon­dri­na, a per­ma­nên­cia de de­ten­tos em de­le­ga­ci­as ain­da é pro­ble­ma gra­ve em vá­ri­as ci­da­des da re­gião

NOSSODIA - - Primeira Página -

Se em Lon­dri­na, a ques­tão de pre­sos em de­le­ga­ci­as es­tá qua­se re­sol­vi­da, nas ci­da­des da re­gião o pro­ble­ma ain­da é caó­ti­co. A Jus­ti­ça de­ter­mi­nou que em até 60 di­as, os pre­sos com con­de­na­ção de­fi­ni­ti­va que se en­con­tram na ca­deia pú­bli­ca de Ri­bei­rão do Pi­nhal (Nor­te Pi­o­nei­ro) se­jam trans­fe­ri­dos pa­ra uni­da­des pri­si­o­nais. A li­mi­nar aten­de ação ci­vil pú­bli­ca pro­pos­ta pe­lo MP (Mi­nis­té­rio Pú­bli­co), por meio da Pro­mo­to­ria de Jus­ti­ça da Co­mar­ca.

Se­gun­do ve­ri­fi­ca­do pe­lo MP, atu­al­men­te há 17 pre­sos de­fi­ni­ti­vos na car­ce­ra­gem, que es­tá su­per­lo­ta­da – abri­ga um to­tal de 47 pre­sos, mas tem ca­pa­ci­da­de pa­ra 25 (sen­do pos­sí­vel ade­quar pra 35). Na ação, a Pro­mo­to­ria de Jus­ti­ça des­ta­ca que “as cir­cuns­tân­ci­as fá­ti­cas in­di­cam que a atu­al si­tu­a­ção da car- ce­ra­gem co­lo­ca em ris­co os agen­tes que ali exer­cem su­as fun­ções, a co­mu­ni­da­de e os pró­pri­os internos”.

Foi de­ter­mi­na­da mul­ta diá­ria de R$ 10 mil em ca­so de des­cum­pri­men­to, a ser ar­ca­da pe­lo Estado e, pes­so­al­men­te, pe­lo go­ver­na­dor e pe­lo se­cre­tá­rio es­ta­du­al de Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca e Ad­mi­nis­tra­ção Pe­ni­ten­ciá­ria. Em abril des­te ano, o MPPR, via Pro­cu­ra­do­ria-Ge­ral de Jus­ti­ça, en­ca­mi­nhou ao Go­ver­no do Estado mi­nu­ta de Ter­mo de Ajus­ta­men­to de Con­du­ta pa­ra bus­car uma so­lu­ção ad­mi­nis­tra­ti­va pa­ra to­das as uni­da­des pri­si­o­nais exis­ten­tes em de­le­ga­ci­as do Pa­ra­ná. A me­di­da con­si­de­ra tan­to a ques­tão dos pre­sos, man­ti­dos nas car­ce­ra­gens da Po­lí­cia Ci­vil em si­tu­a­ção que fe­re os prin­cí­pi­os da dig­ni­da­de da pes­soa hu­ma­na, quan­to da se­gu­ran­ça pú­bli­ca, que afe­ta a to­da a po­pu­la­ção.

No Pa­ra­ná, há per­to de 20 mil pes­so­as cum­prin­do pe­na nas 33 pe­ni­ten­ciá­ri­as do estado e qua­se 10 mil em de­le­ga­ci­as, con­for­me re­la­tó­rio do Tri­bu­nal de Con­tas do Pa­ra­ná, de abril des­te ano. O TAC se­gue sob aná­li­se do go­ver­no do Estado, mas já há si­na­li­za­ção po­si­ti­va da Pro­cu­ra­do­ria-Ge­ral do Estado pa­ra que se­ja fir­ma­do.

Em Lon­dri­na, a Sesp (Se­cre­ta­ria de Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca e Ad­mi­nis­tra­ção Pe­ni­ten­ciá­ria) con­se­guiu es­va­zi­ar as car­ce­ra­gens dos dis­tri­tos po­li­ci­ais, res­tan­do ape­nas pre­sos pro­vi­só­ri­os na Cen­tral de Fla­gran­tes e a pri­são fe­mi­ni­na, no 3º Dis­tri­to Po­li­ci­al. Si­tu­a­ção bem di­fe­ren­te de Cam­bé, Ara­pon­gas e Ibi­po­rã, que so­frem com uni­da­des su­per­lo­ta­das, ame­a­ças de re­be­liões e fu­gas con­su­ma­das.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.