Der­ma­ti­te ató­pi­ca exi­ge cui­da­dos

Sin­to­mas po­dem ser con­tro­la­dos, mas de­vem ser mo­ni­to­ra­dos com frequên­cia

NOSSODIA - - Primeira Página - (Ví­tor Ogawa/ Gru­po Fo­lha)

Bas­tan­te pre­va­len­te na in­fân­cia, a der­ma­ti­te ató­pi­ca, do­en­ça crô­ni­ca da pe­le que apre­sen­ta erup­ções que co­çam e apre­sen­tam cros­tas, atin­ge de 10% a 20% da po­pu­la­ção. Ge­ral­men­te, os ca­sos mais se­ve­ros acom­pa­nham os pa­ci­en­tes até a vi­da adul­ta. Co­mo se tra­ta de uma do­en­ça crô­ni­ca, os sin­to­mas po­dem ser con­tro­la­dos, mas têm que ser mo­ni­to­ra­dos com frequên­cia.

Re­cen­te­men­te, o la­bo­ra­tó­rio Sa­no­fi-Genzy­me, que es­tu­da e pro­duz me­di­ca­men­tos que com­ba­tem a der­ma­ti­te ató­pi­ca com imu­no­bi­o­ló­gi­cos, pro­mo­veu a ins­ti­tui­ção do Dia da Der­ma­ti­te Ató­pi­ca, ce­le­bra­do pe­la pri­mei­ra vez nes­te ano, em 23 de se­tem­bro.

A ação é uma par­ce­ria com a SBD (So­ci­e­da­de Bra­si­lei­ra de Der­ma­to­lo­gia) e a As­bai (As­so­ci­a­ção Bra­si­lei­ra de Aler­gia e Imu­no­lo­gia). Se­gun­do Tho­mas Gi­er­se, di­re­tor da Sa­no­fi-Genzy­me, de 1% a 3 % dos ca­sos se tor­nam mais se­ve­ros e es­sa con­di­ção es­ta­rá sem­pre pre­sen­te na vi­da des­sas pes­so­as. “Pa­ra fa­zer uma cor­re­la­ção, a ar­tri­te reu­ma­toi­de tem 0,5% de pre­va­lên­cia e é bem sig­ni­fi­ca­ti­va”, com­pa­ra.

Shut­ters­tock

Os ca­sos mais se­ve­ros po­dem acom­pa­nhar os pa­ci­en­tes até a vi­da adul­ta

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.