Mo­vi­men­to quer se­pa­rar o Sul do Bra­sil

Ple­bis­ci­to é or­ga­ni­za­do pe­lo mo­vi­men­to ‘O Sul é meu País’ e a vo­ta­ção ocor­re­rá tam­bém em Lon­dri­na

NOSSODIA - - Nossoplantão - (Isa­be­la Fleis­ch­mann/Gru­po Fo­lha)

Pa­ra­na­en­ses, ca­ta­ri­nen­ses e gaú­chos irão às ur­nas nes­te sá­ba­do (7) pa­ra vo­tar pe­la se­pa­ra­ção da re­gião Sul do res­tan­te do Bra­sil. Lon­dri­na te­rá qua­tro lo­cais de vo­ta­ção. O ple­bis­ci­to é or­ga­ni­za­do pe­lo mo­vi­men­to “O Sul é meu País”.

A vo­ta­ção, cha­ma­da Ple­bi­sul, não pos­sui va­li­da­de le­gal, no en­tan­to. A co­or­de­na­do­ra ge­ral do ple­bis­ci­to, Ani­dria Ro­cha, con­ta que a vo­ta­ção é ape­nas uma con­sul­ta in­for­mal pa­ra pes­qui­sar a opi­nião dos su­lis­tas. “Es­ta­mos na par­te de pes­qui­sar e cons­ci­en­ti- zar a po­pu­la­ção. É uma for­ma pa­cí­fi­ca e de­mo­crá­ti­ca pa­ra a po­pu­la­ção se ma­ni­fes­tar.”

Ani­dria re­la­ta que o pa­pel do mo­vi­men­to é mos­trar pa­ra o po­vo que o Sul po­de for­mar um país prós­pe­ro se for in­de­pen­den­te de Bra­sí­lia. “Bra­sí­lia não re­pre­sen­ta os Es­ta­dos. É uma far­sa.”

A vo­ta­ção se­rá em pa­pel im­pres­so. Nas cé­du­las, os elei­to­res vão res­pon­der à per­gun­ta: “Vo­cê quer que o Pa­ra­ná, San­ta Ca­ta­ri­na e Rio Gran­de do Sul for­mem um país in­de­pen­den­te?”. Os su­lis­tas po­de­rão vo­tar “sim” ou “não”.

De acor­do com a or­ga­ni­za­ção do Ple­bi­sul, to­dos os elei­to­res dos três Es­ta­dos do Sul, in­de­pen­den­te­men­te de su­as ori­gens no Bra­sil ou no mun­do, têm di­rei­to a vo­tar. A con­di­ção mí­ni­ma é que o ci­da­dão se­ja mai­or de 16 anos e elei­tor de um dos três Es­ta­dos.

Não se­rá exi­gi­do do­cu­men­to pa­ra a vo­ta­ção. Mas Ani­dria con­ta que, pa­ra os elei­to­res que qui­se­rem as­si­nar o Pro­je­to de Lei de Ini­ci­a­ti­va Po­pu­lar (Plip) do Ple­bis­ci­to Con­sul­ti­vo Ofi­ci­al no sá­ba­do (7), se­rá exi­gi­do o tí­tu­lo elei­to­ral.

“Em 2018, va­mos en­trar com um pro­je­to de lei, que se­rá en­ca­mi­nha­do pa­ra as as­sem­blei­as le­gis­la­ti­vas dos três Es­ta­dos, pa­ra bus­car um ple­bis­ci­to ofi­ci­al.”

De acor­do com o mo­vi­men­to, a pre­vi­são é de que es­se do­cu­men­to se­ja en­tre­gue em maio de 2018 pa­ra as as­sem­blei­as, fa­zen­do com que os de­pu­ta­dos do Sul apro­vem a con­vo­ca­ção, por for­ça de lei, de um ple­bis­ci­to con­sul­ti­vo ofi­ci­al.

É a se­gun­da vez que o mo­vi­men­to re­a­li­za es­se ti­po de con­sul­ta. Se­gun­do a co­or­de­na­do­ra, em ou­tu­bro do ano pas­sa­do, 616 mil pes­so­as par­ti­ci­pa­ram. Des­te nú­me­ro, 96,74% dos elei­to­res vo­ta­ram “sim”.

Em Lon­dri­na, os elei­to­res po­de­rão vo­tar no Lon­dri­na Nor­te Shop­ping, na Bar­ra­gem do La­go Iga­pó, em fren­te ao Ci­ne Te­a­tro Ou­ro Ver­de e em fren­te a lo­ja Fru­tos de Goiás (Rua Pro­fes­sor Jo­a­quim de Ma­tos Barreto, 980) das 8h30 até às 17h.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.