O gran­de de­sa­fio de Ti­te

Bra­sil en­ca­ra a Bo­lí­via e a al­ti­tu­de pa­ra man­ter a boa fa­se nas Eli­mi­na­tó­ri­as

NOSSODIA - - Nossoesporte -

O Bra­sil já clas­si­fi­ca­do pa­ra a Co­pa do Mun­do de 2018, in­vic­to nas Eli­mi­na­tó­ri­as Sul-Ame­ri­ca­nas sob o co­man­do do téc­ni­co Ti­te e com a li­de­ran­ça as­se­gu­ra­da te­rá pe­la fren­te nes­ta quin­ta­fei­ra, às 17 ho­ras (de Bra­sí­lia), no es­tá­dio Her­nan­do Si­les, em La Paz, o de­sa­fio mais te­mi­do. A Bo­lí­via não as­sus­ta pe­la qua­li­da­de téc­ni­ca, mas sim pe­la al­ti­tu­de. A con­di­ção ad­ver­sa faz do país vi­zi­nho a na­ção sul-ame­ri­ca­na on­de a se­le­ção es­tá há mais tem­po sem ven­cer uma par­ti­da do tor­neio clas­si­fi­ca­tó­rio: já são 32 anos.

Co­mo o Bra­sil só ga­nhou du­as ve­zes na his­tó­ria na ca­pi­tal bo­li­vi­a­na, a bus­ca pe­lo fei­to tão ra­ro vi­ra um mo­ti­va­dor pa­ra uma equi­pe que tem do­ao mi­na­do com fol­ga as Eli­mi­na­tó­ri­as. A úl­ti­ma vi­tó­ria bra­si­lei­ra so­bre a Bo­lí­via fo­ra de ca­sa pe­la com­pe­ti­ção foi em 1985, em jo­go dis­pu­ta­do lon­ge da al­ti­tu­de, em San­ta Cruz de la Si­er­ra. Em to­da a his­tó­ria, ape­nas em 1981 a se­le­ção ga­nhou em La Paz.

O te­mor com pos­sí­veis sin­to­mas co­mo can­sa­ço, fal­ta de ar e náu­se­as pre­o­cu­pa a se­le­ção bra­si­lei­ra. Es­ses pro­ble­mas atin­gi­ram equi­pes an­te­ri­o­res que vi­a­ja­ram à ci­da­de e aju­da­ram na for­ma­ção do lon­go je­jum de vi­tó­ri­as na al­ti­tu­de. Foi lá, por exem­plo, que em 1993 o Bra­sil te­ve a pri­mei­ra der­ro­ta da his­tó­ria nas Eli­mi­na­tó­ri­as per­der por 2 a 0.

Pa­ra aca­bar com es­sa es­cri­ta, Ti­te apos­ta em uma mes­cla da for­ma­ção ide­al des­co­ber­ta du­ran­te os úl­ti­mos jo­gos com tes­tes pon­tu­ais. O za­guei­ro Thi­a­go Sil­va ga­nha no­va chan­ce, Alex San­dro her­da a va­ga na la­te­ral es­quer­da após as le­sões de Mar­ce­lo e Fi­li­pe Luís e, por fim, Phi­lip­pe Coutinho vol­ta ao la­do di­rei­to do ata­que, co­mo subs­ti­tu­to de Wil­li­an.

For­ma­da ba­si­ca­men­te por quem atua no cam­pe­o­na­to lo­cal, a Bo­lí­via só pon­tu­ou nes­tas Eli­mi­na­tó­ri­as qu­an­do foi man­dan­te. A equi­pe tem co­mo um dos des­fal­ques o téc­ni­co Mauricio So­ria. Pu­ni­do por con­fu­sões no jo­go con­tra o Chi­le, ele te­rá de di­ri­gir o ti­me das tri­bu­nas.

A se­le­ção de Ti­te bus­ca igua­lar a me­lhor cam­pa­nha da his­tó­ria do tor­neio, ob­ti­da pe­la Ar­gen­ti­na, pa­ra a Co­pa do Mun­do de 2002. Se ven­cer as du­as úl­ti­mas par­ti­das, o Bra­sil su­pe­ra­rá a ri­val por ter me­lhor sal­do de gols.

Lu­cas Fi­guei­re­do/CBF

Ney­mar tem um gran­de de­sa­fio na al­ti­tu­de da Bo­lí­via

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.