Go­ver­no quer aca­bar com a he­pa­ti­te C até 2030

To­dos os pa­ci­en­tes di­ag­nos­ti­ca­dos pas­sam a ter aces­so ao tra­ta­men­to, a par­tir de 2018, in­de­pen­den­te do grau de com­pro­me­ti­men­to do fí­ga­do

NOSSODIA - - Primeira Página -

O Bra­sil anun­ci­ou o Pla­no Na­ci­o­nal pa­ra Eli­mi­na­ção da He­pa­ti­te C até 2030 com a ofer­ta de tra­ta­men­to pa­ra to­dos. A ex­pec­ta­ti­va é tra­tar 657 mil pes­so­as nos pró­xi­mos anos. A me­ta foi apre­sen­ta­da na úl­ti­ma se­ma­na pe­lo mi­nis­tro da Saú­de, Ri­car­do Bar­ros, du­ran­te a aber­tu­ra da Cú­pu­la Mun­di­al de He­pa­ti­tes 2017 - World He­pa­ti­tis Sum­mit, em São Pau­lo (SP), que reú­ne mi­nis­tros da Saú­de, es­pe­ci­a­lis­tas em saú­de pú­bli­ca e ONGs pa­ra dis­cu­tir a eli­mi­na­ção das he­pa­ti­tes vi­rais em to­do o mun­do.

“O pro­je­to de eli­mi­na­ção da he­pa­ti­te C no Bra­sil é viá­vel e já es­ta em cur­so. So­mos um dos pri­mei­ros paí­ses a co­lo­ca­rem em prá­ti­ca a pro­pos­ta em dis­cus­são pa­ra o mun­do. Atu­al­men­te, dos 155 mil pa­ci­en­tes no­ti­fi­ca­dos, me­ta­de já fo­ram ou es­tão em tra­ta­men­to. Além dis­so, ire­mos au­men­tar a tes­ta­gem e di­ag­nós- ti­co da do­en­ça em to­da a po­pu­la­ção. A ex­pec­ta­ti­va e dis­tri­buir­mos ano que vem o do­bro de tes­tes que dis­tri­buí­mos es­se ano. Se­rão 12 mi­lhões de tes­tes pa­ra di­ag­nós­ti­co da do­en­ça”, res­sal­tou o mi­nis­tro da Saú­de do Bra­sil, Ri­car­do Bar­ros.

A es­ti­ma­ti­va de tra­tar 657 mil pes­so­as é me­nor do que a an­te­ri­or de 1,6 mi­lhão de ca­sos por­que hou­ve uma re­vi­são dos nú­me­ros com o apoio do Ob­ser­va­tó­rio Po­la­ris, da Fun­da­ção Cen­ter for Di­se­a­se Analy­sis (CDA), nos EUA - e em par­ce­ria com a Or­ga­ni­za­ção Pan-Ame­ri­ca­na da Saú­de (Opas). Com is­so, a me­ta do Mi­nis­té­rio da Saú­de ago­ra é tra­tar to­dos os pa­ci­en­tes di­ag­nos­ti­ca­dos, além de apre­sen­tar no­vas ini­ci­a­ti­vas pa­ra tes­tar o má­xi­mo de pa­ci­en­tes.

“As­sim co­mo ocor­reu com re­la­ção à epi­de­mia de HIV, o Bra­sil es­tá de­ter­mi­na­do a ser lí­der mun­di­al na lu­ta con­tra a he­pa­ti­te C. Nos­so pla­no de eli­mi­na­ção sig­ni­fi­ca que, até 2030, a he­pa­ti­te C não se­rá mais uma ame­a­ça à saú­de pú­bli­ca no Bra­sil”, afir­ma Ade­le Ben­za­ken, di­re­to­ra do De­par­ta­men­to de Vi­gi­lân­cia, Pre­ven­ção e Con­tro­le das IST, do HIV/Aids e das He­pa­ti­tes Vi­rais do Mi­nis­té­rio da Saú­de. (Re­por­ta­gem Lo­cal)

Shutterstock

A ex­pec­ta­ti­va é tra­tar 657 mil pes­so­as nos pró­xi­mos anos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.