Abertas ins­cri­ções pa­ra cur­so de Trans­pa­rên­cia na Ad­mi­nis­tra­ção Pú­bli­ca

Pro­pos­ta é ca­pa­ci­tar o ci­da­dão pa­ra a lei que cria o Có­di­go de De­fe­sa dos Usuá­ri­os dos Ser­vi­ços Pú­bli­cos; au­las têm iní­cio no dia 16 de ou­tu­bro

NOSSODIA - - Nosso Emprego -

Es­tão abertas até o dia 15 de ou­tu­bro, as ins­cri­ções na Es­co­la de Go­ver­no da Pre­fei­tu­ra de Lon­dri­na, pa­ra o cur­so “Trans­pa­rên­cia na Ad­mi­nis­tra­ção Pú­bli­ca – Mu­ni­cí­pi­os”, vol­ta­do pa­ra to­da a co­mu­ni­da­de. A ca­pa­ci­ta­ção se­rá re­a­li­za­da em par­ce­ria com a Ou­vi­do­ria-Ge­ral do Mu­ni­cí­pio (OGM) e vi­sa es­cla­re­cer a Lei 13.460/2017, que cria o Có­di­go de De­fe­sa dos Usuá­ri­os dos Ser­vi­ços Pú­bli­cos. A ca­pa­ci­ta­ção tem du­ra­ção de 20 ho­ras e é to­tal­men­te on­li­ne. As au­las têm iní­cio no dia 16 de ou­tu­bro. As ins­cri­ções são fei­tas pe­lo si­te (http://es­co­la­de­go­ver­no.lon­dri­na. pr.gov.br/lo­gin/in­dex. php) com o ca­das­tro pa­ra aces­so.

En­tre as no­vi­da­des tra­zi­das na lei es­tão a re­gu­la­men­ta­ção das ga­ran­ti­as de par­ti­ci­pa­ção do ci­da­dão na ad­mi­nis­tra­ção pú­bli­ca, por meio de ava­li­a­ções pe­rió­di­cas dos aten­di­men­tos re­a­li­za­dos aos usuá­ri­os dos ser­vi­ços pú­bli­cos; me­di­ção anu­al de ín­di­ce de sa­tis­fa­ção dos ci­da­dãos; ela­bo­ra­ção e di­vul­ga­ção da Car­ta de Ser­vi­ço ao Usuá­rio, em que cons­ta­rão in­for­ma­ções so­bre os ser­vi­ços pres­ta­dos pe­los ór­gãos da ad­mi­nis­tra­ção di­re­ta e in­di­re­ta, en­tre ou­tros te­mas.

“É pre­ci­so que ca­da vez mais os ci­da­dãos sai­bam so­bre seus di­rei­tos e, prin­ci­pal­men­te, so­bre o que es­ta lei al­te­ra no dia a dia das ad­mi­nis­tra­ções pú­bli­cas, se­jam do po­der exe­cu­ti­vo ou le­gis­la­ti­vo. Es­ta lei tra­ta da par­ti­ci­pa­ção, pro­te­ção e de­fe­sa dos di­rei­tos dos usuá­ri­os de ser­vi­ços pú­bli­cos”, afirma o Ou­vi­dor-Ge­ral do Mu­ni­cí­pio, Ale­xan­dre San­ches Vi­cen­te. Es­te mes­mo con­teú­do foi apre­sen­ta­do em qua­tro ca­pa­ci­ta­ções nos me­ses de ju­nho e ju­lho, pa­ra cer­ca de 600 ser­vi­do­res pú­bli­cos mu­ni­ci­pais de Lon­dri­na.

O usuá­rio dos ser­vi­ços pú­bli­cos ga­nha mui­to com es­sa no­vi­da­de le­gis­la­ti­va, prin­ci­pal­men­te por­que te­rá no­vas fer­ra­men­tas pa­ra ava­li­ar, acom­pa­nhar e pro­por me­lho­ri­as no ser­vi­ço pú­bli­co mu­ni­ci­pal. “A lei vem for­ta­le­cer os di­rei­tos dos ci­da­dãos e nor­ma­ti­zar o ser­vi­ço pú­bli­co em su­as três es­fe­ras. Com is­so, ela vi­sa ins­tau­rar uma no­va cul­tu­ra, com o es­ta­be­le­ci­men­to de me­tas e ob­je­ti­vos, ava­li­a­ções per­ma­nen­tes fei­tas pe­lo ci­da­dão e a cri­a­ção de um ran­king de efi­ci­ên­cia, efe­ti­vi­da­de e efi­cá­cia no ser­vi­ço pú­bli­co”, ex­pli­ca Vi­cen­te.

Além dos prin­cí­pi­os fun­da­men­tais e dos nor­te­a­do­res da ad­mi­nis­tra­ção pú­bli­ca, a no­va lei traz ou­tras no­vi­da­des co­mo o da regularidade no ser­vi­ço pú­bli­co, a con­ti­nui­da­de, efe­ti­vi­da­de, se­gu­ran­ça, atu­a­li­da­de, ge­ne­ra­li­da­de, trans­pa­rên­cia e cor­te­sia. To­dos que de­vem gui­ar o tra­ba­lho dos ser­vi­do­res pú­bli­cos. Além dis­so, en­tre as no­vi­da­des men­ci­o­na­das es­tão os di­rei­tos e de­ve­res dos ci­da­dãos, a Car­ta de Ser­vi­ços, o Con­se­lho de Usuá­ri­os e o for­ta­le­ci­men­to das ou­vi­do­ri­as.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.