Mo­to­ris­tas de apli­ca­ti­vos fa­zem pro­tes­to

Con­du­tor Ronaldo Ga­las­si Ka­to, 43, foi ba­le­a­do em uma ten­ta­ti­va de as­sal­to em Ibi­po­rã

NOSSODIA - - Primeira Página - (Ali­ne Machado Pa­ro­di/ Gru­po Fo­lha)

Mo­to­ris­tas de apli­ca­ti­vos Uber, Co­olt, X49 e 99 fi­ze­ram uma manifestação na ma­nhã des­te sá­ba­do (3) em pro­tes­to a fal­ta de se­gu­ran­ça pa­ra tra­ba­lhar. Na noi­te de quin­ta-fei­ra (1) o con­du­tor Ronaldo Ga­las­si Ka­to, 43, foi ba­le­a­do em uma ten­ta­ti­va de as­sal­to em Ibi­po­rã. A con­cen­tra­ção foi no es­ta­ci­o­na­men­to em fren­te ao Gi­ná­sio de Es­por­tes do Mo­rin­gão. De lá, eles fo­ram em car­re­a­ta até o es­cri­tó­rio da Uber em Lon­dri­na, na avenida Fa­ria Li­ma (zo­na oes­te).

A ca­te­go­ria cobra mu­dan­ças no apli­ca­ti­vo que ga­ran­tam mais se­gu­ran­ça aos mo­to­ris­tas. En­tre os pe­di­dos es­tão a dis­po­ni­bi­li­za­ção da fo­to dos usuá­ri­os e do lo­cal de des­ti­no das cor­ri­das, mu­dan­ça na ta­xa de can­ce­la­men­to e ex­clu­são dos cli­en­tes com no­ta bai­xa.

De­pois de qua­se uma ho­ra de manifestação, a su­per­vi­so­ra da Uber em Lon­dri­na, Ma­ri­a­na Sou­za, foi con­ver­sar com os mo­to­ris­tas. Ela ga­ran­tiu a ca­te­go­ria que vai le­var as pro­pos­tas de me­lho­ri­as pa­ra a di­re­ção do apli­ca­ti­vo em São Pau­lo e com­pro­me­teu-se a dar um re­tor­no aos re­pre­sen­tan­tes da ca­te­go­ria.

Os con­du­to­res re­la­tam o au­men­to dos as­sal­tos, prin­ci­pal­men­te a noi­te. O ca­so mais gra­ve foi do mo­to­ris­ta ba­le­a­do em Ibi­po­rã. As in­for­ma­ções pre­li­mi­na­res são que ele te­ria pe­go qua­tro pas­sa­gei­ros no Pa­ri­got 2 (zo­na Nor­te). Os ho­mens te­ri­am ten­ta­do as­sal­tá-lo em Ibi­po­rã. Ka­to le­vou um ti­ro no abdô­men e es­tá na UTI (Uni­da­de de Tra­ta­men­to In­ten­si­vo)do HU (Hos­pi­tal Uni­ver­si­tá­rio de Lon­dri­na),em es­ta­do gra­ve.

Na sex­ta-fei­ra, ele pas­sou por uma ci­rur­gia pa­ra re­ti­ra­da de par­te do in­tes­ti­no. “Ele já saiu do co­ma, mas ain­da não es­tá acor­da­do. Os mé­di­cos dis­se­ram que ele per­deu mui­to san­gue”, con­tou a mu­lher de­le, Ana Pau­la Teixeira Ka­to, 41.

O ca­sal tra­ba­lha co­mo mo­to­ris­ta de apli­ca­ti­vo há qua­se um ano. “Sem­pre ti­ve­mos me­dos, mas es­tá­va­mos sem­pre em co­mu­ni­ca­ção com os gru­pos (de Whatsapp)e quan­do tem al­go es­tra­nho pe­di­mos pa­ra fa­ze­rem o ras­tre­a­men­to. Mas não sei o que acon­te­ceu na quin­ta­fei­ra. Não sei o mo­ti­vo de­le pe­gar es­sa cor­ri­da”, dis­se Ka­to.

A su­per­vi­so­ra da Uber em Lon­dri­na ori­en­tou que a fa­mí­lia pro­cu­re a em­pre­sa na se­gun­da­fei­ra pa­ra abrir o pro­ce­di­men­to de in­ves­ti­ga­ção. “Ca­so ele es­ti­ves­se usan­do o apli­ca­ti­vo, va­mos dar to­da a as­sis­tên­cia hospitalar e psi­co­ló­gi­ca e pas­sar à po­lí­cia to­das as in­for­ma­ções do usuá­rio e tra­je­to da vi­a­gem”, afir­mou Sou­za.

De acor­do com o de­le­ga­do Vi­tor Du­tra, da De­le­ga­cia de Ibi­po­rã, até a ma­nhã de sá­ba­do nin­guém ha­via si­do pre­so. As in­ves­ti­ga­ções se­guem em si­gi­lo, mas o de­le­ga­do afir­mou que de­ve ter no­vi­da­des ao lon­go da se­ma­na.

Gustavo Carneiro

Pro­tes­to dos mo­to­ris­tas ter­mi­nou na re­gião da avenida Fa­ria Li­ma

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.