Oi­to to­ne­la­das de la­gos­ta fo­ram li­be­ra­dos sem do­cu­men­ta­ção, diz PF

Novo Jornal - - Cotidiano -

Den­tre as ir­re­gu­la­ri­da­des iden­ti­fi­ca­das na con­ces­são de li­cen­ças e re­vo­ga­ções de au­tos de in­fra­ções atri­buí­das ao su­pe­rin­ten­den­te po­ti­guar Clé­cio San­tos no Iba­ma-RN es­tá a li­be­ra­ção, sem qual­quer li­cen­ça ou do­cu­men­to que com­pro­vas­se a ori­gem do pro­du­to, de oi­to to­ne­la­das de la­gos­ta pa­ra ex­por­ta­ção. A in­for­ma­ção foi pas­sa­da na ma­nhã de on­tem pe­lo de­le­ga­do de Po­lí­cia Fe­de­ral Flávio Au­gus­to de Araú­jo Pi­nhei­ro, que pre­si­diu as in­ves­ti­ga­ções que cul­mi­na­ram na Ope­ra­ção Ko­da­ma.

“Hou­ve uma li­be­ra­ção de apro­xi­ma­da­men­te oi­to to­ne­la­das de la­gos­ta sem a com­pro­va­ção da ori­gem por meio des­sas de­ci­sões uni­la­te­rais do su­pe­rin­ten­den­te”, dis­se o de­le­ga­do, em co­le­ti­va de im­pren­sa na se­de da PF em Na­tal.

De­fla­gra­da on­tem, a Ope­ra­ção Ko­da­ma ain­da não iden­ti­fi­cou, se­gun­do os in­ves­ti­ga­do­res, quan­to de va­lo­res te­ri­am si­do per­di­dos com o não pa­ga­men­to de mul­tas ou mo­vi­men­ta­dos em pos­sí­veis – ain­da não com­pro­va­dos – pa­ga­men­tos de pro­pi­na.

Con­tu­do, a pro­cu­ra­do­ra da Re­pú­bli­ca Cla­ri­si­er Aze­ve­do, que tam­bém atu­ou nas in­ves­ti­ga­ções e par­ti­ci­pou da co­le­ti­va, dis­se que, ao me­nos no au­to de in­fra­ção ir­re­gu­lar que ela in­ves­ti­ga re­fe­ren­te à Ko­da­ma, “eram al­guns mi­lhões de re­ais [em mul­tas] que fo­ram re­vo­ga­dos pe­lo su­pe­rin­ten­den­te”.

Ela tam­bém co­men­tou ter en­con­tra­do o cri­me de fal­si­fi­ca­ção de do­cu­men­tos de no­tas fis­cais e/ou de­cla­ra­ções de bor­do no au­to de in­fra­ção por ela ana­li­sa­do. O MPF no­tou uma dis­cre­pân­cia en­tre o quan­ti­ta­ti­vo de pes­ca­do que es­ta­va in­for­ma­do em no­tas fis­cais e o quan­ti­ta­ti­vo de pes­ca­do nas de­cla­ra­ções de bor­do fei­tas por pes­ca­do­res fis­ca­li­za­dos. “Não tí­nha­mos co­mo di­zer o que era fal­so: se a de­cla­ra­ção de bor­do ou o quan­ti­ta­ti­vo nas no­tas fis­cais”, re­la­tou Cla­ri­si­er Aze­ve­do.

Pa­ra o de­le­ga­do Flávio Au­gus­to, des­de o iní­cio de sua ges­tão, Clé­cio San­tos in­di­ca­va “des­pre­zo” pe­la le­gis­la­ção am­bi­en­tal. “O su­pe­rin­ten­den­te do Iba­ma no RN já ti­nha da­do de­cla­ra­ções pú­bli­cas de que ele não co­nhe­cia a le­gis­la­ção am­bi­en­tal e de que que­ria pri­vi­le­gi­ar o em­pre­sa­ri­a­do. En­tão já ha­via es­sas in­for­ma­ções de que ele des­pre­za­va a ação fis­cal do pró­prio ór­gão que eles es­ta­va ge­rin­do”, res­sal­tou.

// Clé­cio San­tos, su­pe­rin­ten­den­te afas­ta­do do Iba­ma

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.