“In­ku­bus”, o mo­nó­lo­go so­bre a vi­o­lên­cia con­tra a mu­lher

Ali­ce Car­va­lho vi­ve nos pal­cos as re­la­ções abu­si­vas so­fri­das pe­las mu­lhe­res atra­vés de uma per­so­na­gem em um mundo sob o do­mí­nio mas­cu­li­no

Novo Jornal - - Poder -

Um demô­nio na for­ma mas­cu­li­na co­nhe­ci­do por in­va­dir o so­nho das mu­lhe­res e abu­sar de­las en­quan­to dor­mem, dre­nan­do su­as ener­gi­as é o te­ma cen­tral do mo­nó­lo­go 'In­ku­bus', com a atriz Ali­ce Car­va­lho, se­rá apre­sen­ta­do amanhã (15) e sá­ba­do (16) no Teatro de Cul­tu­ra Po­pu­lar Chi­co Da­ni­el (PCP), na Fun­da­ção Jo­sé Au­gus­to.

Ali­ce Car­va­lho ba­ti­zou seu mais no­vo pro­je­to, "In­ku­bus", co­nec­tan­do as re­la­ções abu­si­vas vi­vi­das por mu­lhe­res em cri­a­ções an­te­ri­o­res co­mo "Do amor (2014)" e "Septo (2016). O es­pe­tá­cu­lo te­ve pré-es­treia no dia 8 de se­tem­bro no IFRN Na­tal Cen­tral.

O es­pe­tá­cu­lo, apro­va­do no edi­tal de Eco­no­mia Cri­a­ti­va do Se­brae,foi es­cri­to a par­tir de ex­pe­ri­ên­ci­as pes­so­ais e de mu­lhe­res pró­xi­mas, e apre­sen­ta “Mos­quit­to”, uma jo­vem e ta­len­to­sa ar­tis­ta de rua com his­tó­ri­co de abu­so e as­sé­dio, além de uma re­la­ção con­tur­ba­da com a mãe.

Em "In­ku­bus", a per­so­na­gem sur­ge ora mol­da­da, ora mol­dan­do o te­ci­do da vi­o­lên­cia, do ide­al da fa­mí­lia tra­di­ci­o­nal im­pos­to por uma so­ci­e­da­de ma­chis­ta e ali­e­na­da. "Mos­quit­to" per­cor­re to­do um tra­je­to atra­vés de su­as me­mó­ri­as e sen­ti­men­tos pa­ra, num mo­men­to de ca­tar­se, fa­zer da­que­le te­ci­do ca­su­lo, en­con­tran­do re­den­ção na­qui­lo que sem­pre es­te­va ali, tão la­ten­te: sua ar­te.

O es­pe­tá­cu­lo con­ta com a di­re­ção de Jú­ni­or Dal­ber­to (“Bor­der­li­ne”, 2014 e “Ven­tre de Os­tra”, 2016), e tri­lha so­no­ra ex­clu­si­va as­si­na­da pe­lo pro­du­tor mu­si­cal Ja­mis­son Pi­nhei­ro, com co­la­bo­ra­ção do mul­ti­ins­tru­men­tis­ta e ma­es­tro Antô­nio de Pá­dua. A equi­pe de IN­KU­BUS traz ain­da a pro­du­ção ar­tís­ti­ca de Ga­bri­el­le Bar­ros (“Dal­ton/He­be” 2016), pro­du­ção exe­cu­ti­va de Ca­rol Car­va­lho (Tro­pa Tru­pe), ilu­mi­na­ção cê­ni­ca de Ro­gé­rio Fer­raz (Gru­po Es­ta­ção de Teatro), iden­ti­da­de vi­su­al da ar­tis­ta plás­ti­ca e fo­tó­gra­fa Lu­a­na Ca­val­can­te (“O ser de Lu­a­na” 2016) e con­teú­do au­di­o­vi­su­al de La­ri­nha R. Dan­tas (“Pás­sa­ros” 2017”, “Bu­e­na On­da” 2017).

RE­PRO­DU­ÇÃO

// Em In­ku­bus, a per­so­na­gem da atriz Ali­ce Car­va­lho mos­tra o te­ci­do so­ci­al da vi­o­lên­cia con­tra as mu­lhe­res

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.