Na­tal cau­sa efei­to so­lar no Mi­nas Trend

Novo Jornal - - Pop - Au­gus­to Be­zer­ril Do NO­VO

Cli­ma de oti­mis­mo e es­pe­ran­ça no Mi­nas Trend. De­pois de al­gu­mas tem­po­ra­das sob a som­bra de re­fle­xões so­bre Bra­sil (na­da que im­pe­dis­se o cres­ci­men­to do Sa­lão de Ne­gó­ci­os mon­ta­do no Ex­po­mi­nas), a se­ma­na de moda mi­nei­ra lan­ça olhar so­bre o fu­tu­ro sem esquecer as tra­di­ções do DNA ima­gé­ti­co e o tra­ba­lho ma­nu­al, ca­rac­te­rís­ti­cos do Bra­sil. A equa­ção, os números de­mons­tram, dá re­sul­ta­do. A efi­ci­en­te lo­gís­ti­ca do even­to ex­pan­de ho­ri­zon­tes e, além de co­brir to­ta­li­da­de do ter­ri­tó­ri­os nu­ma pros­pec­ção apu­ra­da de mul­ti­mar­cas e gri­fes, a edição do Mi­nas Trend . re­a­li­za­da de 02 a 06 de ou­tu­bro, am­pli­ou o número de com­pra­do­res es­tran­gei­ros.

Ola­vo Ma­cha­do, Pre­si­den­te da Fe­de­ra­ção das In­dús­tri­as de Mi­nas Ge­rais (FIEMG), acre­di­ta na ca­pa­ci­da­de pro­du­ti­va dos mi­nei­ros (e de­mais ex­po­si­to­res) em unir o tra­ba­lho ma­nu­al ao que há de avan­ça­do na in­dús­tria. "Quan­do o ar­te­são pro­duz, a in­dús­tria tam­bém se be­ne­fi­cia", re­su­me ao de­se­nhar o cha­ma­do ci­clo da eco­no­mia cri­a­ti­va.

O des­fi­le do Sin­di­joi­as Mi­nas Ge­rais fez os flashes dos fo­tó­gra­fos lo­ca­li­za­dos no pit bus­car o me­lhor ân­gu­lo pa­ra joi­as e aces­só­ri­os mi­nei­ros. O Rio Gran­de do Nor­te foi agra­ci­a­do no des­fi­le na apre­sen­ta­ção. O sty­list Pe­dro Mar­ti­nez, res­pon­sá­vel pe­la con­cep­ção dos des­fi­les - es­co­lheu san­dá­li­as do de­sig­ner po­ti­guar Jail­son Mar­cos pa­ra com­por lo­oks mi­ni­ma­lis­tas. "É mui­to fe­liz es­tre­ar e ter pe­ças es­co­lhi­das pa­ra um des­fi­le tão im­por­tan­te", diz o po­ti­guar, ra­di­ca­do em Re­ci­fe, que tem en­tre cli­en­tes Car­li­nhos Brown.

O des­fi­le de aber­tu­ra, mar­ca­do pe­los tons de ver­me­lho, é bem re­ve­la­dor da si­ner­gia en­tre os cri­a­do­res do Mi­nas Trend. Pau­lo Mar­ti­nez (mais uma vez!) es­co­lheu um lo­ok da gri­fe Li­ber­tee pa­ra fi­gu­rar en­tre mar­cas ve­te­ra­nas. A co­le­ção “Vi­da”, es­treia da mar­ca Li­ber­te­es no mer­ca­do, foi mar­ca­da por prints e bor­da­dos cri­a­dos a par­tir dos tra­ba­lhos de­ten­tas. “A nos­sa in­ten­ção de pro­pi­ci­ar o be­ne­fi­ci­a­men­to das pe­ças, sem in­ter­fe­rir no tra­ço ori­gi­nal dos de­se­nhos das es­tam­pa”, diz An­drea Aqui­no.

Com co­res for­tes e tra­ços des­com­pro­mis­sa­dos, a Li­ber­te­es brin­ca com o sha­pe atem­po­ral da T-Shirt e co­mo re­sul­ta­do apre­sen­ta shirt dres­ses, re­ga­ta dres­ses, ma­xi­pulls e blu­sas em ma­lhas. Com­pri­men­tos má­xi e mo­de­la­gem over­si­zed dão as ca­ras na co­le­ção , con­fe­rin­do às pe­ças con­for­to e es­ti­lo. Par­ti­ci­pan­te do con­cur­so Re­ady-To-Go, a gri­fe foi a terceira co­lo­ca­da na pre­mi­a­ção, mas já co­le­ci­o­na vi­tó­ria. A es­co­lha do ver­me­lho foi uma boa sa­ca­da do, pon­to de vis­ta de moda, co­mo for­ma de evi­den­ci­ar as tex­tu­ras e for­mas das rou­pas e aces­só­ri­os.

Além de Jail­son Mar­cos, Pa­lo­ne Leão - de­sig­ner da Pa­lo­ne De­sign - ce­le­bra uma edição de su­ces­so. A mar­ca te­ve um dos es­tan­des mais dis­pu­ta­dos do Sa­lão de Ne­gó­ci­os do Mi­nas Trend. A co­le­ção San­to Ama­do - ins­pi­ra­da no es­cri­tor bai­a­no - se con­ver­teu em ses­são en­tre com­pra­do­res, in­flu­en­ci­a­do­res e im­pren­sa es­pe­ci­a­li­za­da. A de­sig­ner par­tiu das re­fe­rên­cia da ca­sa de Jorge Ama­do na Bahia. O azul e bran­co das pul­sei­ras de len­ços or­na­das por sím­bo­los da sor­te e os bra­ce­le­tes pin­ta­dos ma­nu­al­men­te vi­ra­ram hits. O brin­co Tra­ça­dos do Ou­ro, cu­jo de­se­nho mis­tu­ra flo­res e tra­mas da re­nas­cen­ça, foi con­si­de­ra­do pe­la jor­na­lis­ta Adé­lia Lo­pes - uma das mais con­cei­tu­a­das do Bra­sil co­mo dig­na de "prê­mio".

O sol pri­ma­ve­ril do in­ver­no do Mi­nas Trend lan­çou o olhar so­bre Na­tal. A es­ti­lis­ta Na­tá­lia Pes­soa co­nhe­ci­da pe­lo so­fis­ti­ca­do tricô - bor­dou co­quei­ros, for­mas de du­nas en­tre ele­men­tos ge­o­mé­tri­cos da co­le­ção mos­tra­da, ter­ça­fei­ra, em re­fe­rên­cia aos 10 anos em que vi­veu em Na­tal. E, mui­to es­pe­ci­al­men­te, à praia de Búzios. A es­ti­lis­ta re­cor­reu à me­mó­ria afe­ti­va: o nas­ci­men­to da fi­lha Ma­ria The­re­za e o pe­río­do de ve­ra­neio. O tricô da gri­fe é ex­clu­si­vi­da­de fei­to em Na­tal na Yol­la Bou­ti­que. Yon­ne Al­va­res - com­pra­do­ra con­vi­da­da foi pre­sen­ça no Ex­po­mi­nas. Além de Yon­ne, Te­re­za Ti­no­co, Re­na­ta Te­les e Luís An­to­nio são al­guns dos lo­jis­tas con­vi­da­dos vips do Mi­nas Trend. TEN­DÊN­CIA

A pas­sa­re­la do Mi­nas Trend apon­ta al­gu­mas se­nhas so­bre o que faz sen­ti­do na moda. A sus­ten­ta­bi­li­da­de, o cha­ma­do "slow fashi­on" e as for­mas do es­ti­lo "sem gê­ne­ro" des­pon­tam. Par­tin­do do sus­ten­tá­vel do upcy­cling, as gri­fes Mo­let, Ro­nal­do Sil­ves­tre e An­ne Est fol­le apos­tam no uso oti­mi­za­do de ma­té­ria-pri­ma, sem com­pro­me­ter o re­sul­ta­do fi­nal. Rou­pas que po­dem ser usa­das por ho­mens e mu­lhe­res des­pon­ta­ram no des­fi­le da gri­fe Led. "É um ten­dên­cia uni­ver­sal", diz Je­an Bu­e­no, per­fu­mis­ta de O Bo­ti­cá­rio, ao fa­lar so­bre o per­fu­me Flo­rat­ta Flo­res Se­cre­tas - e ou­tros lan­ça­men­tos do gru­po O Bo­ti­cá­rio. Ve­te­ra­no no te­ma, Jail­son Mar­cos re­su­me co­mo a ten­dên­cia se pro­ces­sa na cri­a­ção. "Quan­do de­sen­vol­vo uma pe­ça, co­me­ço a es­co­lha de ca­be­dal e sal­tos pen­san­do de co­mo ho­mens e mu­lhe­res po­dem usar o mo­de­lo", diz. O in­ver­no mos­tra­do no Mi­nas Trend tem um flo­res­cer, tal co­mo vis­to dos ipês ro­sa da pai­sa­gem da capital mi­nei­ra, de bo­as idei­as. PO­TI­GUAR OU RECIFENSE?

O su­ces­so po­ti­guar no Mi­nas Trend tem um da­do cu­ri­o­so. Pa­lo­ne Leão é uma recifense ra­di­ca­da em Na­tal. Jail­son Mar­cos, da gri­fe homô­ni­ma, nas­ceu em San­ta­na dos Ma­tos, cur­sou ar­tes plás­ti­cas na UFRN e ho­je é ci­da­dão per­nam­bu­ca­no. O que os une na edição do Mi­nas? O axé da cul­tu­ra da bai­a­na. Na fo­to, Jail­son Mar­cos re­ce­be Ola­vo Car­va­lho, pre­si­den­te da Fiemg, no Mi­nas Trend.

FO­TOS: REPRODUÇÃO

// Na­tá­lia Pes­soa (lo­ok pre­to à es­quer­da): Na­tal co­mo inspiração

// San­dá­li­as do de­sig­ner po­ti­guar Jail­son Mar­cos em lo­ok Sin­di­joi­as

// Es­tam­pas e bor­da­dos cri­a­dos por de­ten­tas: es­treia Li­ber­te­es

// Co­lar ins­pi­ra­do na obra de Jorge Ama­do, da Pa­lo­ne De­sign

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.