Mo­ro co­bra bo­le­tos ori­gi­nais a Lu­la

Novo Jornal - - Primeira Página - Ri­car­do Brandt e Ju­lia Af­fon­so Agên­cia Es­ta­do

Juiz fe­de­ral Sér­gio Mo­ro man­da de­fe­sa do ex­pre­si­den­te Luiz Iná­cio Lu­la da Sil­va “es­cla­re­cer ex­pres­sa­men­te” se tem os ori­gi­nais dos re­ci­bos de alu­guel do apar­ta­men­to 121, no edi­fí­cio Hill Hou­se, em São Ber­nar­do do Cam­po (SP). Imó­vel é vi­zi­nho ao que mo­ra o pe­tis­ta e um dos pivôs de ação pe­nal na qu­al Lu­la é réu por cor­rup­ção.

Ojuiz fe­de­ral Sér­gio Mo­ro man­dou a de­fe­sa do ex-pre­si­den­te Luiz Iná­cio Lu­la da Sil­va “es­cla­re­cer ex­pres­sa­men­te” se tem os ori­gi­nais dos re­ci­bos do alu­guel do apar­ta­men­to 121, do edi­fí­cio Hill Hou­se, em São Ber­nar­do do Cam­po (SP). O imó­vel é vi­zi­nho ao que mo­ra o pe­tis­ta e um dos pivôs de ação pe­nal na qu­al Lu­la é réu por cor­rup­ção e la­va­gem de di­nhei­ro na Ope­ra­ção La­va Ja­to.

Pa­ra os pro­cu­ra­do­res, a Ode­bre­cht cus­te­ou a com­pra do apar­ta­men­to, em no­me do en­ge­nhei­ro Glau­cos da Cos­ta­mar­ques, pri­mo do pe­cu­a­ris­ta Jo­sé Car­los Bum­lai, ami­go do ex-pre­si­den­te. Na mes­ma ação, Lu­la res­pon­de por tam­bém ter su­pos­ta­men­te re­ce­bi­do da em­prei­tei­ra ter­re­no on­de se­ria se­di­a­do o Ins­ti­tu­to Lu­la, no va­lor de R$ 12,5 mi­lhões. A La­va Ja­to afir­ma que não hou­ve pa­ga­men­to de alu­guel en­tre fe­ve­rei­ro de 2011 e pe­lo me­nos no­vem­bro de 2015, do imó­vel vi­zi­nho ao do pe­tis­ta, em São Ber­nar­do.

No dia 25 de se­tem­bro, a de­fe­sa do ex-pre­si­den­te apre­sen­tou do­cu­men­tos que con­tes­tam a ver­são dos pro­cu­ra­do­res. Os ad­vo­ga­dos do ex-pre­si­den­te ane­xa­ram um con­tra­to da ex-primeira da­ma Ma­ri­sa Le­tí­cia com Glau­cos da Cos­ta­mar­ques, do­no do imó­vel no car­tó­rio, e re­ci­bos de pa­ga­men­to. Dois dos com­pro­van­tes apre­sen­tam da­tas que não exis­tem no ca­len­dá­rio. Par­te dos do­cu­men­tos ain­da apre­sen­ta os mes­mos er­ros de or­to­gra­fia.

O Mi­nis­té­rio Pú­bli­co Fe­de­ral, no Paraná, en­trou com um in­ci­den­te de fal­si­da­de, em 4 de ou­tu­bro, pa­ra apu­rar a au­ten­ti­ci­da­de dos do­cu­men­tos apre­sen­ta­dos pe­la de­fe­sa do ex-pre­si­den­te e co­bra os re­ci­bos ori­gi­nais. Os pro­cu­ra­do­res afir­mam que os com­pro­van­tes são “ide­o­lo­gi­ca­men­te fal­sos” e pe­di­ram pe­rí­cia.

Na de­ci­são, Mo­ro afir­ma que “há dú­vi­da, tra­tan­do-se de su­pos­to fal­so ide­o­ló­gi­co, quan­to à ade­qua­ção de pe­rí­cia téc­ni­ca pa­ra a so­lu­ção da con­tro­vér­sia”.

“In­ti­me-se a de­fe­sa de Luiz Iná­cio Lu­la do pre­sen­te in­ci­den­te, pa­ra ma­ni­fes­ta­ção em cin­co di­as e igual­men­te pa­ra es­cla­re­cer se tem pro­vas a re­que­rer quan­to ao in­ci­den­te”, or­de­nou o ma­gis­tra­do “De­ve­rá es­cla­re­cer ex­pres­sa­men­te se dis­põe dos ori­gi­nais dos re­ci­bos e, se po­si­ti­vo, de­po­si­tá-los em se­cre­ta­ria.”

Na ação pe­nal 506313017.2016.4.04.7000, a De­fe­sa do ex-Pre­si­den­te Luiz Iná­cio Lu­la da Sil­va apre­sen­tou re­ci­bos do pa­ga­men­to da lo­ca­ção do apar­ta­men­to 121 em São Ber­nar­do do Cam­po (even­to 1.080).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.