De­fen­so­ria au­xi­lia na 2ª via de do­cu­men­tos

Novo Jornal - - Cotidiano -

ADe­fen­so­ria Pú­bli­ca do Es­ta­do do Rio Gran­de do Nor­te (DPE/RN) vi­si­tou, nes­ta ter­ça-fei­ra (10), as ví­ti­mas do in­cên­dio que atin­giu o as­sen­ta­men­to 08 de Mar­ço, na co­mu­ni­da­de do Le­nin­gra­do, no iní­cio do mês. A ação acon­te­ceu no Caic Ci­da­de Sa­té­li­te e te­ve co­mo ob­je­ti­vo au­xi­li­ar na so­li­ci­ta­ção de se­gun­da via de re­gis­tros ci­vis per­di­dos du­ran­te a tra­gé­dia.

No lo­cal da vi­si­ta, es­tão abri­ga­das 23 fa­mí­li­as atin­gi­das pelo in­cên­dio, to­ta­li­zan­do 78 pes­so­as. Os re­gis­tros ci­vis - cer­ti­dão de nas­ci­men­to e ca­sa­men­to - são es­sen­ci­ais pa­ra a re­ti­ra­da de se­gun­da via de do­cu­men­tos co­mo RG, CPF, Car­tei­ra de Tra­ba­lho e Tí­tu­lo de Elei­tor, bem co­mo pa­ra a par­ti­ci­pa­ção em pro­gra­mas so­ci­ais co­mo o “Mi­nha Ca­sa, Mi­nha Vi­da”, do Go­ver­no Fe­de­ral.

“A pri­mei­ra via dos re­gis­tros ci­vis é gra­tui­ta, mas da se­gun­da via em di­an­te é pre­ci­so so­li­ci­tar ao car­tó­rio e exis­te a co­bran­ça de uma ta­xa. Pa­ra evi­tar es­sa di­fi­cul­da­de, a De­fen­so­ria iden­ti­fi­ca os ca­sos de pes­so­as hi­pos­su­fi­ci­en­tes e so­li­ci­ta o re­gis­tro gra­tui­ta­men­te, se­ja em ou­tra ci­da­de ou até em ou­tro es­ta­do”, ex­pli­ca a de­fen­so­ra pú­bli­ca Je­an­ne Ka­re­ni­na San­ti­a­go.

En­tre as ví­ti­mas, Aman­da Cla­ra da Cos­ta Gomes foi uma das que adi­an­tou a so­li­ci­ta­ção de do­cu­men­tos pa­ra to­da a fa­mí­lia. “Eu ti­nha se­pa­ra­do tu­do em uma pas­ta, já por cau­sa dos pe­di­dos que a Cai­xa faz pa­ra a gen­te re­ce­ber o “Mi­nha Ca­sa, Mi­nha Vi­da”. No dia [do in­cên­dio] eu es­ta­va tra­ba­lhan­do e quan­do co­me­çou o fo­go a pre­o­cu­pa­ção era ti­rar o bo­ti­jão de gás das ca­sas pa­ra evi­tar ex­plo­são. Só lem­brei dos do­cu­men­tos quan­do já es­ta­va tu­do per­di­do”, re­la­ta.

Maria Ed­vâ­nia Oli­vei­ra ain­da con­se­guiu re­cu­pe­rar pe­da­ços dos do­cu­men­tos já qu­ei­ma­dos. “Eu vol­tei no dia se­guin­te pa­ra ver se ti­nha fi­ca­do al­gu­ma coi­sa nas cin­zas e achei a pas­ta que ti­nha meus do­cu­men­tos e da mi­nha fi­lha. Mas, es­tá mui­to pre­ju­di­ca­do, não dá nem pa­ra ler o no­me in­tei­ro”, ex­pli­ca a do­na de ca­sa mos­tran­do o pa­pel cha­mus­ca­do pelo fo­go.

As so­li­ci­ta­ções fei­tas du­ran­te a ação irão ago­ra ge­rar ofí­ci­os pa­ra os car­tó­ri­os em que ca­da pes­soa foi re­gis­tra­da. Em ge­ral, os do­cu­men­tos che­gam no pra­zo de 15 di­as e são en­tre­gues pe­la De­fen­so­ria Pú­bli­ca do Es­ta­do pa­ra as pes­so­as que te­nham so­li­ci­ta­do.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.