No­vo si­te do Mu­seu da Lín­gua Por­tu­gue­sa

Novo Jornal - - Pop -

Ono­vo si­te do Mu­seu da Lín­gua Por­tu­gue­sa (MLP) já es­tá no ar. Es­tão dis­po­ni­bi­li­za­das des­de o dia 17, as in­for­ma­ções so­bre a re­cons­tru­ção de sua se­de, no pré­dio his­tó­ri­co da Es­ta­ção da Luz, na re­gião cen­tral de São Paulo. O pré­dio foi des­truí­da por um in­cên­dio em de­zem­bro de 2015.

Na pá­gi­na do mu­seu na in­ter­net, o na­ve­ga­dor tam­bém po­de res­ga­tar da­dos so­bre par­te das prin­ci­pais ex­po­si­ções pro­mo­vi­das ao lon­go de sua his­tó­ria e ain­da aces­sar a pro­gra­ma­ção das ati­vi­da­des que pas­sa­ram a ser iti­ne­ran­tes.

Se­gun­do a Se­cre­ta­ria da Cul­tu­ra do Es­ta­do de São Paulo, res­pon­sá­vel pe­lo MLP, as no­vi­da­des es­tão agru­pa­das em três se­ções prin­ci­pais: re­cons­tru­ção, memória e edu­ca­ti­vo. Em no­ta, a se­cre­ta­ria jus­ti­fi­cou que a in­ten­ção é “man­ter vi­va a conexão en­tre o mu­seu e seu pú­bli­co du­ran­te o pe­río­do de re­cons­tru­ção, por meio da pre­sen­ça di­gi­tal e tam­bém da re­a­li­za­ção de ati­vi­da­des off-li­ne”.

RESTAURAÇÃO

A pre­vi­são de re­a­ber­tu­ra do mu­seu é ju­nho de 2019. Nes­te mês es­tão sen­do con­cluí­dos os tra­ba­lhos de restauração da fa­cha­da e das es­qua­dri­as e, ao lon­go dos pró­xi­mos 10 me­ses, se­rão de­sen­vol­vi­das obras na co­ber­tu­ra. Pa­ra se­guir o pro­je­to ori­gi­nal da edi­fi­ca­ção, con­for­me de­ter­mi­na­ção le­gal, fo­ram re­cu­pe­ra­das ma­dei­ras com mais de 70 anos, uma ta­re­fa de­sem­pe­nha­da por uma equi­pe de res­tau­ra­do­res, au­xi­li­a­res de res­tau­ro, mes­tres de car­pin­ta­ria e mes­tres es­tu­ca­do­res.

Nes­sa mis­são, os pro­fis­si­o­nais to­ma­ram por ba­se mo­de­los re­gis­tra­dos no iní­cio do sé­cu­lo 20. Até uma mar­ce­na­ria foi ins­ta­la­da no lo­cal pa­ra re­fa­zer ou res­tau­rar mais de 300 es­qua­dri­as. Al­gu­mas pe­ças de pe­ro­ba do cam­po rosa e ama­re­la, par­ci­al­men­te car­bo­ni­za­da, pu­de­ram ser re­a­pro­vei­ta­das.

De acor­do com a ad­mi­nis­tra­ção do mu­seu, a re­cons­tru­ção se­gue as di­re­tri­zes de sus­ten­ta­bi­li­da­de ne­ces­sá­ri­as pa­ra a ob­ten­ção do se­lo LEED (Le­a­dership in Energy and En­vi­ron­men­tal De­sign),com pro­je­ção de re­du­zir o con­su­mo de ener­gia; efe­tu­ar aco­le­ta de água de chu­va pa­ra ir­ri­ga­ção, além de um sis­te­ma de con­tro­le dos re­sí­du­os du­ran­te a obra e o uso de ma­dei­ra cer­ti­fi­ca­da. A re­for­ma es­tá or­ça­da em R$ 65 mi­lhões e par­te dos gas­tos (R$ 36 mi­lhões) vin­da do se­tor privado.

O si­te (http:// mu­seu dal in­gu apor­tu­gue­sa. org.br/[) traz ain­da in­for­ma­ções so­bre as ati­vi­da­des pa­ra­le­las a es­sa re­cons­tru­ção como a co­me­mo­ra­ção do Dia da Lín­gua Por­tu­gue­sa.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.