Com 3% de apro­va­ção, Te­mer gri­ta sua quei­xa

E sem ca­ris­ma, pre­si­den­te apa­nha dia e noi­te nas re­des so­ci­ais, ape­sar de todo esforço para de­mons­trar que a economia es­tá apre­sen­tan­do si­nais de re­cu­pe­ra­ção

Novo Jornal - - Primeira Página - Ve­ra Ro­sa Da Agên­cia Es­ta­do

Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca se quei­xa da baixa po­pu­la­ri­da­de mes­mo com os su­pos­tos si­nais po­si­ti­vos que a economia vem dan­do e ago­ra vai par­tir para cam­pa­nha para ten­tar ven­cer a cri­se po­lí­ti­ca mos­tran­do re­sul­ta­dos econô­mi­cos.

“Éa economia, es­tú­pi­do!" A frase que vi­rou "ca­se" de mar­ke­ting elei­to­ral nos Es­ta­dos Uni­dos na dis­pu­ta de 1992 soa co­mo um dog­ma no Bra­sil, mas pa­re­ce ca­da vez mais dis­tan­te nas son­da­gens de opi­nião pú­bli­ca. O di­ag­nós­ti­co foi fei­to pe­lo pre­si­den­te Mi­chel Te­mer, que, em con­ver­sa com ali­a­dos, tem se quei­xa­do da baixa po­pu­la­ri­da­de.

"Todo mundo diz que quem de­ci­de se o go­ver­no é bom ou ruim é a economia. Mas o Bra­sil es­tá cri­an­do em­pre­gos, as coi­sas co­me­çam a me­lho­rar e eu não ga­nho ne­nhum pon­to, não me­xo uma vír­gu­la nas pes­qui­sas", dis­se Te­mer ao de­pu­ta­do Pau­lo Pe­rei­ra da Sil­va (SP), pre­si­den­te do So­li­da­ri­e­da­de, um dia an­tes de a Câ­ma­ra der­ru­bar a de­nún­cia con­tra ele por obs­tru­ção da Jus­ti­ça e or­ga­ni­za­ção cri­mi­no­sa.

O pre­si­den­te ci­tou até os tí­tu­los de pro­pri­e­da­de ru­ral que o go­ver­no já en­tre­gou, desde me­a­dos do ano, ao lem­brar que nem as­sim ob­te­ve mais apoio. Con­ti­nua exi­bin­do um dí­gi­to so­li­tá­rio, sem­pre na casa dos 3%.

A re­cei­ta para au­men­tar o de­sem­pe­nho não tar­dou. "Vo­cê precisa ir na ro­ça, só que sem gra­va­ta nem pa­le­tó. Não adi­an­ta fi­car só nes­ses even­tos com ar con­di­ci­o­na­do", su­ge­riu Pau­li­nho. Mais do que de­pres­sa, o pre­si­den­te ves­tiu o fi­gu­ri­no de homem do cam­po e pe­diu para o de­pu­ta­do aju­dá-lo a or­ga­ni­zar vi­si­tas a as­sen­ta­men­tos.

O esforço de Te­mer para ul­tra­pas­sar a bar­rei­ra de um dí­gi­to é acom­pa­nha­do de uma ofen­si­va do go­ver­no nas re­des so­ci­ais. Mas até uma fo­to do pre­si­den­te ao lado de seu ca­chor­ro Thor - pos­ta­da no Twit­ter, no úl­ti­mo dia 15 - foi alvo de crí­ti­cas im­pla­cá­veis. In­ti­tu­la­da "Do­min­go de Ca­ri­nho", a men­sa­gem do pe­e­me­de­bis­ta di­zia: "A jor­na­da é di­fí­cil, mas sem­pre há tem­po para o Thor."

Usa­da por po­lí­ti­cos de A a Z, in­clu­si­ve pe­la pre­si­den­te cas­sa­da Dil­ma Rous­seff, a es­tra­té­gia para su­a­vi­zar a ima­gem de Te­mer e tor­ná-lo "gen­te co­mo a gen­te" até ago­ra não deu cer­to. So­fren­do os efei­tos da se­ca de Bra­sí­lia, o Gol­den Re­tri­e­ver ti­nha fi­si­o­no­mia aba­ti­da. Seu do­no, por sua vez, não es­con­dia o de­sâ­ni­mo.

Mes­mo no Pa­lá­cio do Pla­nal­to, mui­tos con­si­de­ra­ram a ideia um de­sas­tre. Nos bas­ti­do­res, o "fo­go amigo" na equi­pe de co­mu­ni­ca­ção con­ti­nua até ho­je.

Com es­ti­lo for­mal e sem ca­ris­ma, Te­mer apa­nha dia e noi­te nas re­des so­ci­ais. Sem a se­gun­da de­nún­cia pe­la fren­te, po­rém, ele ten­ta­rá ven­cer a cri­se po­lí­ti­ca mos­tran­do re­sul­ta­dos na economia, em mais uma tentativa de con­quis­tar apro­va­ção e não che­gar anê­mi­co no ano elei­to­ral de 2018. Até ago­ra, pes­qui­sas em po­der do Pla­nal­to in­di­cam que a po­pu­la­ção não sente no bol­so os efei­tos da pí­fia me­lho­ra dos in­di­ca­do­res econô­mi­cos.

Sob o mo­te "Ago­ra é Avan­çar", a no­va pro­pa­gan­da do go­ver­no terá re­fe­rên­cia ao fu­te­bol, na li­nha "O cam­peão voltou". Tu­do se­rá re­em­ba­la­do para ti­rar do papel a te­o­ria do cra­que de mar­ke­ting po­lí­ti­co Ja­mes Car­vil­le, au­tor da cé­le­bre frase "É a economia, es­tú­pi­do!" na cam­pa­nha de Bill Clin­ton à pre­si­dên­cia dos Es­ta­dos Uni­dos.

AR­COS CORRÊA / PR

AN­TO­NIO CRUZ/ ABr

// Mi­chel Te­mer, pre­si­den­te: “Bra­sil es­tá cri­an­do em­pre­gos, as coi­sas co­me­çam a me­lho­rar e eu não ga­nho ne­nhum pon­to nas pes­qui­sas”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.