Se­na­do vota pro­je­to que re­gu­la­ri­za apli­ca­ti­vos

Novo Jornal - - Primeira Página - An­drez­za Pes­soa Do NO­VO

Es­tá pre­vis­ta para ho­je vo­ta­ção do pro­je­to de re­gu­la­ção que apro­xi­ma o apli­ca­ti­vo Uber e seus si­mi­la­res das re­gras apli­ca­das aos tá­xis. A apro­va­ção se deu em meio à for­te lobby de sin­di­ca­tos li­ga­dos aos ta­xis­tas. Em todo Bra­sil, ca­pi­tais têm pro­tes­to.

Es­tá agen­da­do para ho­je (31) a vo­ta­ção do pro­je­to de lei 28/2017 no Se­na­do Fe­de­ral, em Bra­sí­lia, que re­gu­la­men­ta a ati­vi­da­de de apli­ca­ti­vos de trans­por­te re­mu­ne­ra­do pri­va­do e in­di­vi­du­al de pas­sa­gei­ros. Em Na­tal, os mo­to­ris­tas do Uber saí­ram às ruas na tarde de on­tem (30) para cri­ti­car o pro­je­to. Po­pu­lar­men­te co­nhe­ci­da co­mo "Lei do Re­tro­ces­so", o pro­je­to re­vê a re­gu­la­men­ta­ção do se­tor que abran­ge di­ver­sos apli­ca­ti­vos po­pu­la­res no mer­ca­do di­gi­tal, co­mo Uber, 99Pop e Ca­bify. Em ou­tras ca­pí­tais os mo­to­ris­tas tam­bém pro­tes­ta­ram.

O ato con­tra a "Lei do Re­tro­ces­so" foi mar­ca­do para co­me­çar às 9h na Pra­ça Eco­ló­gi­ca de Pon­ta Ne­gra, co­nhe­ci­da co­mo "pra­ça do Grin­gos", e se­guiu em car­re­a­ta até a Pre­fei­tu­ra do Na­tal. Em se­gui­da, os ma­ni­fes­tan­tes avan­ça­ram até as ime­di­a­ções do shop­ping Midway Mall, on­de hou­ve blo­queio da Ave­ni­da Sal­ga­do Fi­lho no tre­cho en­tre o shop­ping e o Vil­las Park Ho­tel. Du­ran­te a pa­ra­li­sa­ção da ave­ni­da, os par­ti­ci­pan­tes fi­ze­ram um bu­zi­na­ço em pro­tes­to à PLC.

O Pro­je­to de Lei da Câ­ma­ra 28/2017 propõe ade­quar os apli­ca­ti­vos de mo­bi­li­da­de no Bra­sil es­ta­be­le­cen­do al­gu­mas de­ter­mi­na­ções para sua re­gu­la­men­ta­ção. O pro­je­to de­ter­mi­na a co­bran­ça de tri­bu­tos mu­ni­ci­pais, co­mo é fei­to com as ope­ra­do­res de tá­xis, além da con­tra­ta­ção de se­gu­ro de Aci­den­tes Pes­so­ais a Pas­sa­gei­ros e DPVAT, ins­cri­ção do mo­to­ris­ta co­mo con­tri­buin­te in­di­vi­du­al do INSS, e ou­tras es­pe­ci­fi­ca­ções que po­dem ser con­sul­ta­dos no por­tal do Se­na­do Fe­de­ral.

Até o fe­cha­men­to da ma­té­ria, às 16h25, o por­tal re­gis­tra­va 202.155 vo­tos con­tra o Pro­je­to e 42.859 a fa­vor do mes­mo. Desde que trou­xe su­as ope­ra­ções para o Bra­sil, a Uber en­fren­ta con­fron­tos com mo­to­ris­tas de tá­xis. Ape­sar de ofe­re­cem ser­vi­ço a bai­xo custo, os mo­to­ris­tas da Uber, 99Pop e Ca­bify es­tão dis­pen­sa­dos de re­gu­la­men­ta­ções tra­ba­lhis­tas, o que pre­ju­di­ca a ca­te­go­ria de ta­xis­tas em ra­zão da con­cor­rên­cia.

O PLC traz uma sé­rie de exi­gên­ci­as para es­se ti­po de ser­vi­ço de trans­por­te. Re­pre­sen­tan­tes da Uber ale­gam que, se o tex­to for apro­va­do no for­ma­to que veio da Câ­ma­ra, o ser­vi­ço se­rá ex­tin­to. Eles de­fen­de­ram que ha­ja uma re­gu­la­ção, com de­li­mi­ta­ção de re­gras cla­ras para o usuá­rio, o mo­to­ris­ta e a em­pre­sa, mas pe­dem que o tex­to si­ga um ca­mi­nho me­nos apres­sa­do no Par­la­men­to.

Há cer­ca de du­as se­ma­nas, re­pre­sen­tan­tes da em­pre­sa es­ti­ve­ram no Se­na­do para en­tre­gar 815 mil as­si­na­tu­ras co­le­ta­das du­ran­te uma se­ma­na con­tra a proposta. Eles dizem que o tex­to al­ter­na­ti­vo do re­la­tor, se­na­dor Pe­dro Chaves (PSC-MS), é me­lhor que o da Câ­ma­ra, mas se­na­do­res ale­gam que apro­var o tex­to com mu­dan­ças, e, con­se­quen­te­men­te, re­me­tê-lo no­va­men­te à Câ­ma­ra, po­de adi­ar mui­to uma so­lu­ção para a dis­pu­ta.

MAR­CE­LO CAMARGO / ABr

RE­PRO­DU­ÇÃO

// Pro­je­to re­vê a re­gu­la­men­ta­ção do se­tor que abran­ge di­ver­sos apli­ca­ti­vos po­pu­la­res no mer­ca­do di­gi­tal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.