Ta­tu­a­gem cos­mé­ti­ca aju­da mu­lhe­res

O Diário do Norte do Paraná - - SAÚDE - Da Redação re­da­cao@odi­a­rio.com

Mu­lhe­res que se sub­me­te­ram à mas­tec­to­mia ou à qui­mi­o­te­ra­pia po­dem fa­zer mi­cro­pig­men­ta­ção É uma téc­ni­ca que usa ta­tu­a­gem pa­ra pro­du­zir pa­drões se­me­lhan­tes à ma­qui­a­gem, mas per­ma­nen­te

A Tat­too We­ek, mai­or con­ven­ção de ta­tu­a­gem do mun­do que acon­te­ce di­as 19, 20 e 21 de ou­tu­bro, em São Pau­lo, es­tá pro­mo­ven­do uma am­pla ação so­ci­al em par­ce­ria com a As­so­ci­a­ção Bra­si­lei­ra de Mi­cro­pig­men­ta­do­res: a do­a­ção de ta­tu­a­gem cos­mé­ti­ca pa­ra pa­ci­en­tes on­co­ló­gi­cas.

Mu­lhe­res que se sub­me­te­ram à ci­rur­gia de mas­tec­to­mia ou à qui­mi­o­te­ra­pia e per­de­ram ca­be­los, so­bran­ce­lhas e cí­li­os po­de­rão re­cu­pe­rar a au­to­es­ti­ma re­ce­ben­do do­a­ções de mi­cro­pig­men­ta­ções. “Com a téc­ni­ca da mi­cro­pig­men­ta­ção, po­de­mos re­de­se­nhar so­bran­ce­lhas, de­li­ne­ar pál­pe­bras sem cí­li­os ou mes­mo re­cons­truir a aréo­la do ma­mi­lo”, ex­pli­ca Ana Sa­voy, do con­se­lho téc­ni­co da Abra­mic. A mi­cro­pig­men­ta­ção é uma téc­ni­ca de cos­mé­ti­ca que usa ta­tu­a­gem pa­ra pro­du­zir pa­drões que se as­se­me­lham à ma­qui­a­gem, mas de for­ma per­ma­nen­te, prin­ci­pal­men­te na pe­le da fa­ce, lá­bi­os, pál­pe­bras e so­bran­ce­lhas. Com o uso do de­mó­gra­fo, uma es­pé­cie de ca­ne­ta com agu­lhas bem fi­ni­nhas que de­se­nha fio a fio nas so­bran­ce­lhas, pig­men­ta ape­nas a pe­le mais fi­na do ros­to, cor­ri­gin­do fa­lhas e se­guin­do seu for­ma­to. O pro­ce­di­men­to é me­nos do­lo­ro­so por­que o tra­ço é de­se­nha­do ape­nas uma vez, o que não agri­de tan­to a pe­le. E a sua du­ra­ção é de 1 a 2 anos. Ana Sa­voy ex­pli­ca que as mu­lhe­res que ti­ve­ram cân­cer nor­mal­men­te per­dem o pe­lo do cor­po em de­cor­rên­cia de ses­sões de qui­mi­o­te­ra­pia e a téc­ni­ca de mi­cro­pig­men­ta­ção po­de de­vol­ver a be­le­za dos tra­ços e a au­to­es­ti­ma.

A Tat­too We­ek e a As­so­ci­a­ção Bra­si­lei­ra de Mi­cro­pig­men­ta­do­res irão dis­po­ni­bi­li­zar um es­tan­de pa­ra a cam­pa­nha Ou­tu­bro Ro­sa- re­cu­pe­ran­do a au­to­es­ti­ma com ta­tu­a­gem. Cer­ca de dez mi­cro­pig­men­ta­do­ras es­ta­rão do­an­do seus tra­ba­lhos gra­tui­ta­men­te pa­ra aten­der a mu­lhe­res que ti­ve­ram cân­cer e per­de­ram pe­los ou ma­mi­los. “Fa­re­mos ver­da­dei­ras obras de ar­te pa­ra aju­dá-las a re­cons­truir su­as per­das fí­si­cas, re­cu­pe­ran­do a au­to­es­ti­ma e a ale­gria de vi­ver”, des­ta­ca Sa­voy.

A di­re­to­ra exe­cu­ti­va da Tat­too We­ek, Esther Gawen­do, acre­di­ta na fun­ção so­ci­al da mai­or con­ven­ção de ta­tu­a­gem do mun­do.

“Além de uma gran­de fes­ta da ar­te da ta­tu­a­gem e uma im­por­tan­te fei­ra de ne­gó­ci­os, a Tat­too We­ek quer cum­prir sua fun­ção so­ci­al com es­sa cam­pa­nha no ou­tu­bro ro­sa”. Mu­lhe­res que ti­ve­ram cân­cer po­dem se ins­cre­ver an­te­ci­pa­da­men­te pe­lo si­te do even­to.

E de­ve­rão apre­sen­tar ates­ta­do mé­di­co au­to­ri­zan­do o pro­ce­di­men­to.

Mai­or even­to de ta­tu­a­gem do mun­do, a Tat­too We­ek reú­ne es­te ano 3500 ta­tu­a­do­res do mun­do to­do, 660 es­tan­des e um pú­bli­co es­ti­ma­do de 90 mil pes­so­as.

Os aman­tes da ar­te na pe­le po­de­rão ta­tu­ar-se no even­to, co­nhe­cer lan­ça­men­tos e ten­dên­ci­as e usu­fruir de am­pla pro­gra­ma­ção de en­tre­te­ni­men­to.

— DI­VUL­GA­ÇÃO

PIGMENTO. Ta­tu­a­gens são fei­tas na Ta­too We­ek, mai­or con­ven­ção de ta­tu­a­gem do mun­do, de 19 a 21 de ou­tu­bro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.