Pa­ra­ná fez mais de 380 trans­plan­tes

O Diário do Norte do Paraná - - MARINGÁ - Da Re­da­ção re­da­cao@odi­a­rio.com Au­to­ri­za­ção

Ho­je, a par­tir das 10 ho­ras, na As­so­ci­a­ção Co­mer­ci­al e Em­pre­sa­ri­al de Ma­rin­gá (Acim), a Secretaria Es­ta­du­al de Saú­de em con­jun­to com a Di­re­ção da 15ª Re­gi­o­nal de Saú­de, e Sis­te­ma Es­ta­du­al de Trans­plan­tes do Pa­ra­ná (SetPR), apre­sen­ta­rá os re­sul­ta­dos al­can­ça­dos na do­a­ção de ór­gãos e te­ci­dos pa­ra trans­plan­tes. No iní­cio des­te ano o Pa­ra­ná co­me­mo­rou o pri­mei­ro lu­gar do em do­a­ção de ór­gãos pa­ra trans­plan­tes no Bra­sil.

Se­gun­do da­dos da As­so­ci­a­ção Bra­si­lei­ra de Trans­plan­te de Ór­gãos (ABTO), o ín­di­ce de do­a­ções no Es­ta­do con­ta­bi­li­za 50,2 do­a­do­res por mi­lhão de pes­so­as no pri­mei­ro se­mes­tre de 2018. Em se­gun­do lu­gar es­tá San­ta Ca­ta­ri­na (40,6) e em ter­cei­ro o Ce­a­rá (25,9). Os de­ta­lhes se­rão apre­sen­ta­dos ho­je pe­lo se­cre­tá­rio es­ta­du­al de Saú­de do Pa­ra­ná, Antô­nio Car­los Nar­di, em Ma­rin­gá.

Des­de ja­nei­ro até se­tem­bro, o Pa­ra­ná no­ti­fi­cou 824 ca­sos de mor­te en­ce­fá­li­ca, sen­do que em 382 ocor­reu a do­a­ção de ór­gãos. Além de ór­gãos, te­ci­dos co­mo cór­ne­as, pe­le, os­sos, val­vas car­día­cas e ten­dões tam­bém po­dem ser do­a­dos. Des­de o iní­cio de 2018, o Pa­ra­ná pos­sui ser­vi­ço ha­bi­li­ta­do a fa­zer uma ci­rur­gia iné­di­ta de trans­plan­te de pul­mão.

Além da apre­sen­ta­ção dos nú­me­ros ho­je, em Ma­rin­gá, se­rão ho­me­na­ge­a­dos to­dos os pro­fis­si­o­nais da ma­cror­re­gião no­ro­es­te que atu­am na área de trans­plan­tes. A do­a­ção de ór­gãos e te­ci­dos só ocor­re com a au­to­ri­za­ção dos fa­mi­li­a­res. Por is­so, o Go­ver­no do Es­ta­do cri­ou a cam­pa­nha ‘Do­a­ção de Ór­gãos, Fa­le so­bre is­so’. O ob­je­ti­vo é es­ti­mu­lar que o as­sun­to se­ja abor­da­do e que as pes­so­as dei­xem cla­ro pa­ra su­as fa­mí­li­as o de­se­jo de se tor­nar um do­a­dor.

“É im­por­tan­te dei­xar cla­ro que não se dei­xa na­da por es­cri­to, não é pos­sí­vel do­cu­men­tar o de­se­jo de do­ar os ór­gãos. Quem de­ci­de é a fa­mí­lia. Por­tan­to, são eles que de­vem sa­ber da von­ta­de de seus en­tes que­ri­dos. As­sim, re­for­ça­mos que o do­a­dor de­ve ‘fa­lar so­bre is­so’ e avi­sar seus fa­mi­li­a­res”, des­ta­ca a co­or­de­na­do­ra da Cen­tral de Trans­plan­tes, Ar­le­ne Ba­do­ch.

Em even­to em Cu­ri­ti­ba, em se­tem­bro, Nar­di des­ta­cou a li­de­ran­ça do Pa­ra­ná em to­do o País quan­do o te­ma é do­a­ção, cap­ta­ção e trans­plan­tes de ór­gãos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.