O Dia

Portugal hoje

-

PAristótel­es Drummond Jornalista ortugal vive um intenso momento político e econômico, com uma coalizão de esquerda que reúne ponderados e desequilib­rados. Os primeiros procuram acertar politicame­nte os pontos mais frágeis nas contas públicas, acatando um mínimo de cortes. Afinal, este governo tem um viés populista e altamente demagógico. Tanto que restaurou feriados que haviam sido cortados para ficar na média europeia e diminuiu para 35 horas a jornada do funcionali­smo, ameaçando fazer o mesmo no setor privado. Já tem até quem defenda restrições ao pedágio em suas excelentes estradas. Percebe-se, no entanto, que, no fundo, os socialista­s não marxistas querem evitar confronto com a União Europeia.

Apesar de tudo, o turismo vive o melhor momento, com a rede hoteleira com ocupação plena. O emprego preocupa, mas, logo que a legislação avance no sentido do bom senso, a situação melhorará. Na cultura, o ministro é velho conhecido (e amigo) dos brasileiro­s: o ex-cônsul no Rio Luís Castro Mendes, poeta e homem do mundo. E acaba de incorporar ao catálogo nacional o rico acervo das santas casas, iniciativa que deveria ser imitada no Brasil, incluindo igrejas de mais de dois séculos, como muitas do Rio e de Minas.

Outro tema positivo é a saúde, com o médico de família, simplifica­ndo e informando a população de tal maneira que, muitas vezes, evita a procura pelos postos. Fenômeno de audiência na televisão é o programa do médico João Ramos, que também faz sucesso com o livro ‘Um médico para toda família’ — o que nos faz lembrar as décadas da obra do saudoso pediatra Rinaldo Delamare.

No mais, infelizmen­te, o drama dos bancos continua, como em toda a Europa. Itália, Espanha e Portugal vão sofrer com os problemas dos seus, começando pelos estatais. E houve quem criticasse o Proer de FHC, que deu segurança ao nosso sistema bancário.

Enfim, o mundo anda globalizad­o também em seus problemas, e a presença de uma ordem democrátic­a em que os menos esclarecid­os influem tanto quanto, senão mais, do que os mais responsáve­is. O Papa anda preocupado com razão.

Contudo, Portugal se favorece por estar fora do eixo do terror. A França já vive seu pior ano no turismo de alta temporada, e as medidas de segurança, necessária­s, são irritantes nas estradas e aeroportos. O clima de guerra dificulta a economia, que pede reformas urgentes. Um ano complicado!

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil