O Dia

E-mails complicam Hillary

FBI descobre 15 mil novas mensagens no escândalo do servidor privado

- Washington Com EFE

APolícia Federaldos Estados Unidos (FBI, sigla em inglês) descobriu quase 15 mil documentos não revelados vinculados ao escândalo dos e-mails da candidata democrata à presidênci­a do país, Hillary Clinton. Os documentos foram encontrado­s na investigaç­ão do FBI sobre o uso de um servidor de e-mail privado por Hillary quando ela ocupava o cargo de secretária de Estado, entre 2009 e 2013.

O próprio Departamen­to de Estado se compromete­u a publicar os documentos e assegurou ao juiz federal James E. Boasberg que o órgão está “dando prioridade” à revisão das novas mensagens. O porta-voz da campanha de Hillary, Brian Fallon, afirmou que sua equipe desconhece que tipode material se trata .“Como semp redissemos, Hillary Clinton forneceu ao Departamen­to de Estado todos os e-mails relacionad­os com seu trabalho que estavam sob sua posse em 2014. Não temos certezadoq­ues e trata esse material localizado pelo Departamen­to de Justiça ”, disse.

Não demorou para que os opositores de Hillary também se pronuncias­sem. O presidente do Comitê Nacional Republican­o, Reince Priebus, reiterou que a ex-secretária “parece ser incapaz de dizer a verdade”. “O padrão de falta de honradez de Hill aryécomple­t amente inaceitáve­l para uma candidata que busca o cargo mais alto do país. E sua recusa a dizer a verdade e sua pobre capacidade de julgamento mostra como agiria se fosse escolhida presidente.”

A polêmica pelos e-mails teve início em 2015, quando os veículos de imprensa americanos revelaram que, duranteseu­s quatro anos no Departamen­to de Estado, Hill aryu sou durante o tem potodou maconta particular para suas comunicaçõ­es, com servidor privado. Hillary reconheceu então que teria sido “mais inteligent­e” usa raconta oficial e entregou 55 milp áginas de e-mails do período como chefe do Departamen­to de Estado para que fossem divulgados, mas o caso gerou dúvidas sobres e Hillary tratou de maneira indevida informaçõe­ssigilosas do governo a ousar sua conta pessoal. O Departamen­to de Estado identifico­u 2.100 e-mails do servidor de Hill aryc om informação confidenci­al.

 ?? EFE/TANNEN MAURY/17.02.2016 ?? Campanha de Hillary alegou desconhece­r as mensagens de ontem
EFE/TANNEN MAURY/17.02.2016 Campanha de Hillary alegou desconhece­r as mensagens de ontem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil