O Dia

São Sebastião: feriado hoje terá programaçã­o religiosa e roda de samba. Veja a agenda

Devotos do padroeiro terão feriadão com programaçã­o religiosa e atrações em homenagem ao santo

- Reportagem da estagiária Marina Cardoso

Oferiado de São Sebastião terá missas e procissões que, como sempre, reúnem milhares de devotos. Mas este ano, também conta com um evento queéac arado carioca. A Roda de Samba do Sambastião, realizada todo mês na Praça do Russel, na Glória, será amanhã. O evento animado reúne amantes do samba e devotos do santo padroeiro dacidade.

O criador da roda e produtor gráfico Marcelo Gimenez, de 45 anos, mais conhecido comoPaxuen­tre osfrequent adores, diz que a ideia nasceu depoisde uma promessa ao santo .“Em 2011, operei o coração. Tudo foi tranquilo, mas depois eu tive uma infecção generaliza­da. Fiquei 15 dias no C TI entre avida e amor te. Nunca fui muito pagador, mas fiz uma prometi que se melhorasse, faria roda de sambapara São Sebastião ”, conta.

Paxu saiu do hospital e, em janei rode 2012, per todo feriadodo padroeiro, fez a roda de samba. Reuniu amigos, o grupo Canto Pra Viver e contou coma ajuda de Ataulpho Alves,padrinho da roda .“Co moeu gosto de samba e São Sebastião é meu santo de fé, pensei em juntar os dois. Fui criado em uma rua quete ma imagem do santo. Fiquei feliz, porque as pessoas gostaram e quiseram mais.”

Com tanta popularida­de, o evento virou um ponto de encontro, que chega a receber até 1.500 pessoas, e faz parte do circuito de rodas de samba do Rio. Acordos ambaé vermelho, branco e dourado, as core símbolo de São Sebastião. Neste ano, ele festeja cinco anos de realização e exalta a felicidade em organizara roda de samba .“Vamos comemorar cinco anos de resistênci­a, de luta e muita persistênc­ia. Estou muito feliz comisso ”, afirmaPaxu.

O interlocut­or da Comissão de Combate à Intolerânc­ia Religiosa, Ivanir dos Santos,lembra que em feriados como esse as pessoas não podiam cultuar seus orixás. “No dia do santo católico, as pessoas aproveitav­am para fazer escondido as louvações aos seus orixás. É a partir daí que o sincretism­o religioso nasce”, diz ele, explicando que São Sebastião é Oxóssi no candomblé e umbanda.

Hoje, a programaçã­o começa cedo, coma alvorada às 5h e a celebração da primeira missa, na Basílica Santuário de São Sebastião, na Tijuca. Às10h,o cardeal arcebispo Dom O rani T empesta irá presidir a Missa Solene na Basílica. Haverá missas de hora em hora na Igreja dos Capuchinho­s.

 ?? DIVULGAÇÃO ?? Paxu (de boina, à esquerda) fez promessa após cirurgia no coração e faz roda de samba uma vez por mês
DIVULGAÇÃO Paxu (de boina, à esquerda) fez promessa após cirurgia no coração e faz roda de samba uma vez por mês

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil