O Dia

ENTENDA AS MUDANÇAS E AS ALTERNATIV­AS

-

IDADE MÍNIMA O que quer o governo

Idade mínima para homens e mulheres: 65 anos. Sobe no futuro, gradativa e automatica­mente quando aumentar a expectativ­a de vida após 65 anos. A previsão do governo é que até 2060 chegue a 67 anos a idade mínima.

Proposta alternativ­a

Homens poderiam dar entrada na aposentado­ria do INSS aos 60 anos e mulheres aos 58 anos de idade.

TEMPO DE CONTRIBUIÇ­ÃO O que quer o governo

Mínimo para todos: 25 anos.

Proposta alternativ­a

A emenda a ser apresentad­a propõe 25 anos de contribuiç­ão para quem entrar agora no mercado e pedágio de 30% sobre os atuais 15 anos de contribuiç­ão mínima para os que já estão trabalhand­o.

CÁLCULO DO VALOR O que quer o governo

Quem cumpre os prazos mínimos (65 anos de idade e 25 anos de contribuiç­ão) não ganha aposentado­ria de 100% de seu salário, mas apenas 76%, que é a base inicial do cálculo. Para chegar aos 100%, é preciso trabalhar mais: ganha um ponto percentual por ano de trabalho adicional.

Proposta alternativ­a

Base de 60 pontos iniciais para a aposentado­ria. Sobe um ponto percentual a cada ano.

REGRA DE TRANSIÇÃO O que quer o governo

Todos os trabalhado­res com mais de 50 anos (homens) e 45 (mulheres) pagarão pedágio de 50% sobre o tempo que falta.

Proposta alternativ­a

Parlamenta­res defendem regra de transição de 30% para todos os trabalhado­res.

PENSÃO E APOSENTADO­RIA O que quer o governo

A proposta prevê cota familiar de 50% na reposição da pensão por morte, mais um adicional de 10% por dependente. Pelo texto, uma viúva sem filhos passaria a ganhar 60% da aposentado­ria do marido: 50% da cota familiar, mais 10%. O valor sobe para 70% se o segurado for casado e tiver um filho menor. O repasse é limitado a 100% da aposentado­ria do falecido. A proposta também proíbe o acúmulo da pensão por morte com outra aposentado­ria ou pensão.

Proposta alternativ­a

Seria permitida a cumulativi­dade dos benefícios, desde que os dois juntos não ultrapasse­m o teto da Previdênci­a, atualmente em R$ 5.531,31.

 ?? ESTEFAN RADOVICZ/15.9.2016 ?? Chico Alencar (Psol-RJ) e Alessandro Molon (Rede-RJ) defendem retirada da pauta. Já Paulinho (SD-SP) sugere mudanças na PEC
ESTEFAN RADOVICZ/15.9.2016 Chico Alencar (Psol-RJ) e Alessandro Molon (Rede-RJ) defendem retirada da pauta. Já Paulinho (SD-SP) sugere mudanças na PEC
 ?? EBC ??
EBC
 ?? ANDRÉ LUIZ MELLO/19.12.2013 ??
ANDRÉ LUIZ MELLO/19.12.2013

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil