O Dia

Criativida­de para botar o bloco na rua

Nem fantasia, nem alegoria. O que chama atenção nos blocos de Carnaval da Baixada são os nomes inusitados

-

Abram passagem que os blocos carnavales­cos estão passando nas ruas e praças da Baixada. Tem alegria, diversão e os foliões não economizam na criativida­de. Além das fantasias, alegorias e adereços, no Carnaval, os nomes engraçados dos blocos têm chamado a atenção.

Gato Mole, Peteleco na Mijona, Boi que Mia e Entorna, mas não derrama, Bloco das Cracudas são alguns dos diversos dos títulos inusitados, em Queimados.

João Alves é o organizado­r do Bloco Gato Mole, que vai se apresentar no dia 28 de fevereiro, na terça-feira de Carnaval. Ele afirma que o nome foi escolhido após surgir uma brincadeir­a sobre o desempenho sexual de um amigo. “Após um rapaz afirmar um péssimo desempenho na ‘hora h’, começamos a chamá-lo de gato mole, aí o nome pegou”, disse João sem revelar a identidade do “amigo”.

Depois de se molhar com garrafas de cerveja e parecer que havia urinado na roupa, Maura Oliveira, 46, ganhou o apelido de mijona. Daí foi um pulo para montar o bloco. “Começaram a me chamar de mijona e por causa de um amigo que gostava de me dar peteleco, batizamos o bloco de Peteleco da Mijona”.

No Bloco das Cracudas, apesar do nome estar no feminino, só entra homens. Mas, vestidos de mulher. “Queria algo diferente e como só tinha homem feio colocamos este nome. Aliás a exigência aqui, além da alegria e cara de pau, é ser feio”, brinca um dos organizado­res, Gustavo Esteves.

Em Duque de Caxias a criativida­de não fica para trás. E neste quesito o destaque fica para o Certo pra Dar Merda, Me atirei no Pau do Gato e Boi Guerreiro.

“Toda vez que nos reuníamosc­om os amigos a gente falava: ‘está pronto pra dar merda’. Sempre tem um que bebe mais, cai, mas sempre na maior diversão. Daí surgiu o nome”, conta Eduardo Prates.

Me atirei no Pau do Gato, surgiu há cinco anos. E a maior atirada delas é do tipo que perde o amigo, mas perde a piada. “Queria um nome com trocadilho, duplo sentido, porque Carnaval tem esse clima sacana mesmo. Quando vamos às ruas é só diversão”, diz Silvania Oliveira, presidente do bloco.

 ?? FOTOS: SANDRO VOX ?? Até o dia 5 de março 18 blocos filiados na Braduc, liga de blocos de rua, vão desfilar em Duque de Caxias
FOTOS: SANDRO VOX Até o dia 5 de março 18 blocos filiados na Braduc, liga de blocos de rua, vão desfilar em Duque de Caxias
 ??  ?? Em Queimados os desfiles encerram dia 28, com o Peteleco na Mijona
Em Queimados os desfiles encerram dia 28, com o Peteleco na Mijona

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil