O Dia

Febre amarela: Rio vacinará 200 mil

Município abre 233 unidades de saúde hoje, das 8 às 17h, em prévia de esquema que começa segunda

-

Somente hoje e segunda-feira a Prefeitura do Rio espera vacinar 200 mil pessoas contra a febre amarela. Esteéo total de doses que estarão disponívei­s nas 233 unidades de atenção primária, incluindo clínicas da famílias e centros municipais de saúde. Onúmeroéb em superiora os mais de 130 mil vacinados desde o início do ano, após o surto da versão silvestre da doença nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. A procura aumentou ainda mais como anúncio, no dia 15, da primeira morte pela doença no Estado do Rio, oque gerou grandes filas nos 34 postos do Rio que ofereciam a vacina até ontem, com prioridade para quem tinha viagem marcada para áreas de risco da doença.

A Secretaria municipal de Saúde (SMS) voltou a alertar que não é preciso correr para se vacina reque amedidaé apenas preventiva, já que não há casos no município. A partir de segunda, a vacina entra para o calendário de vacinaçãod­o município e passa a estar disponível na rotina de imunização dos postos. A S MS espera achegada de outros 1,5 milhã ode doses ao município nos próximos dias, para reforçara vacinação.

Já pelas contas da Secretaria estadual de Saúde (SES), somente a partir do dia 3 de abri lé que a vacinação será intensific­a dano município do Ri oena Região Metropolit­ana. Na área vivem mais de 12,2 milhões de pessoas, mais de 70% da população doestado, de 16,6 milhões. Por enquanto, informou aSES ,31 municípios fluminense­s receberam vacinas suficiente­s paraatende­ra toda a população, mas não foi informado o total. A maioria dessas cidades, porém, não chega a 100 mil habitantes. Em outras 33 também incluídas nas áreas prioritári­as a expectativ­a é que sejam atendidas com doses da vacina entre sete e dez dias. De acordo com aSES, foram distribuíd­a ses teano mais de 2,733 milhões de doses para os 92 municípios, com prioridade para as cida desconside­radasmais vulnerávei­s.

Ontem, a Prefeitura de Casimiro de Abreu informou que dos sete casos suspeitos de febre amarela até agora, três foram descartado­s. Os outros quatro casos da doença confirmado­s também ocorrerame­m Casimiro. Apenas um dos pacientes permanece internado.Até agora foram vacinadas na cidade 43.370 pessoas. Como muitas eram de outros municípios, a procura por doses, principalm­ente no distrito de Barra de São João, aindaé grande. ASES informouqu­e o município recebeu 43 mil doses, quantitati­vo suficiente para vacinar toda a sua população de cerca de 41 milha bitantes, com públicoalv­o estima doem 36 mil pessoas.Ontem, novo lote de vacinas foi envia dopara Casimiro, apedido do município.

 ?? DIVULGAÇÃO ?? Previsão é vacinar até o fim do ano no estado todas as crianças acima de 9 meses e adultos até 59 anos
DIVULGAÇÃO Previsão é vacinar até o fim do ano no estado todas as crianças acima de 9 meses e adultos até 59 anos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil