O Dia

ARNALDO CEZAR COELHO, Nova fase a caminho...

-

Nosso entrevista­do de hoje acompanhou por anos os grandes momentos do futebol brasileiro. Mas acha que está chegando a hora de alçar novas metas. Arnaldo Cezar Coelho conversou com a coluna e revelou seu desejo de criar e se dedicar a um projeto social envolvendo, claro, o esporte. E jovens. história. Como passou de árbitro a comentaris­ta?

Passei no curso da Federação de Futebol do Rio de Janeiro e apitei muitos anos no estado. Fui contratado para outras federações de outros estados também e ingressei no quadro da FIFA, por 21 anos. Apitei duas Olimpíadas, três mundiais sub-20 e duas Copas do Mundo — na Argentina e na Espanha, onde apitei a final. Mas me cansei da arbitragem por conta das viagens. Um dia, a TV Globo precisou de alguém para esclarecer um lance técnico de uma partida, em termos de arbitragem. Nesse dia, o

●Armando Nogueira, Alice Maria e Alberico de Souza me convidaram para ser comentaris­ta da Rede Globo.

Um fato marcante na carreira?

O fato marcante da minha carreira foi apitar a final da Copa Mundo de 1982. Nenhum árbitro sul-americano tinha sido escolhido para uma final até então. Geralmente, só escolhiam os europeus. Primeiro, porque os sulamerica­nos sempre chegavam à final e na Copa de 82, a final foi entre Itália e Alemanha. Mas o fator fundamenta­l foi o presidente da FIFA,

■●João Havelange, e o Seu Abílio de Almeida, da Comissão de Arbitragem. Eles confiavam em mim. Graças a Deus, deu tudo certo. Família é... A família está muito bem. Eu já tenho três netos. Os dois primeiros quase não pude acompanhar, mas o terceiro, que ainda é bem pequeno, estou podendo acompanhar. Eu e minha mulher estamos tirando um lance de vovôs, isso é muito legal. Acho que o grande alicerce de uma carreira é ter uma família estabiliza­da.

■●■E a sua TV Rio Sul, retransmis­sora Conte-nos um sonho. Continuo a ter muitos sonhos. Sou criativo, inquieto, gosto de inventar coisas. Meu sonho é, caso eu pare no ano que vem com os comentário­s de arbitragem, me envolver num projeto social voltado ao esporte. Quem sabe um centro esportivo? Eu sou professor de Educação Física e posso ter vários outros professore­s comigo trabalhand­o com os jovens, porque o esporte os tira da rua e da marginalid­ade. A inclusão social que o esporte propicia a um jovem é muito importante.

■●E quais são as novidades no futebol?

A Internatio­nal Board, que faz as regras de futebol, vai sugerir à FIFA que as partidas tenham 60 minutos de bola corrida. Outra novidade sugerida por eles é que, no momento do pênalti, toda vez que o goleiro rebater a cobrança, será dado tiro indireto contra o cobrador. E tem outra, que é um absurdo, será a possibilid­ade de um jogador bater uma falta para ele mesmo. Isso nem em pelada vale, mas a Internatio­nal Board quer mudar.

■●

 ?? REPRODUÇÃO DO INSTAGRAM ?? Arnaldo durante uma das transmissõ­es de futebol da TV Globo
REPRODUÇÃO DO INSTAGRAM Arnaldo durante uma das transmissõ­es de futebol da TV Globo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil