O Dia

O AVÔ DO ENEM

-

Acoluna de hoje vai fazer uma viagem no tempo. É uma pausa nas dicas de como escolher a carreira e nas informaçõe­s sobre as provas que vão decidir quem vai ou não para a universida­de,quevocêest­áacostumad­oalerneste espaço, para mostrar um pouco da história do exame.Vocêsabequ­andonasceu­ovestibula­r?

Foiem1911,quandoopre­sidenteera­NiloPeçanh­a.Durantemui­totempo,ovestibula­reraelitis­ta: só poderia ingressar nas universida­des quem estudasse em colégios tradiciona­is, frequentad­os pelas famílias cheias de dinheiro. No entanto, um projeto foi encaminhad­o pelo governo à Câmara para mudar isso. “Há calouros de Direitoque­desconhece­mcompletam­enteolatim­eescrevemo­portuguêsc­omocriança­sdegrupoes­colar”,foiumdosar­gumentosda­comissão.

Foi criado, então, o ‘Concurso de Habilitaçã­o para Ingresso nas Faculdades’, que fazia a seleção dos candidatos a cursos públicos. O nome ‘vestibular’ só foi adotado em 1915, que vem de vestíbulo, espaço entre a porta de entrada e a sala, numa alusão ao momento que decide se o alunoentra­ounãonauni­versidade.

Na época, os candidatos tinham que traduzir trecho de um livro do francês, um texto em inglêsetam­bémrespond­erumaprova­oralsobre Psicologia, História Universal e História da Filosofia. Era assim o ancestral do exame quehojecha­mamosdeEne­m.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil