O Dia

Preste atenção aos sinais que seu carro dá

-

Os carros conseguem sinalizar problemas, indicando que está na hora de fazer a manutenção em algum dos

seus componente­s. Conheça alguns desses itens e saiba quais os sinais que eles dão quando chega a hora de serem trocados ou de fazer manutenção.

Limpador de para-brisa.

Você pode até esquecer que precisa trocar as palhetas que ajudam a manter os vidros limpos, mas em algum momento a troca por novas precisa acontecer. Quando o vidro não ficar totalmente livre da água depois do movimento de vai e vem da palheta, é sinal de que elas já se desgastara­m, e então a troca é indispensá­vel.

Suspensão. O sistema responsáve­l pela estabilida­de do veículo também precisa de atenção, e emite sinais quando está na hora de realizar a manutenção. Os ruídos estranhos são um desses indicativo­s de que você deve levar o carro a uma visita ao mecânico de sua confiança. É comum que, com o impacto em estradas esburacada­s, a suspensão entorte e afete o volante, que fica duro e atrapalha a dirigibili­dade.

Embreagem. Os sinais de que a embreagem não está 100% podem ser notados quando os pedais estiverem duros, ou se a troca de marcha emperrar com frequência. Um indicativo comum que a embreagem precisa ser trocada é quando numa ladeira, por exemplo, é preciso acelerar e, por mais que o motor acelere, não há aumento de velocidade.

Correia dentada. A troca vai depender muito do veículo. É importante verificá-la toda vez que for ao mecânico, já que se encaixa na chamada manutenção preventiva, que precisa ser realizada antes de ocorrer o problema.

Rolamentos. Para encontrar problemas no rolamento, é preciso ficar atento e saber identifica­r um barulho ou ronco diferente. Quando o rolamento está danificado, o ruído começa fraco e torna-se mais alto ao longo do tempo.

 ?? LUIZA ERTHAL ??
LUIZA ERTHAL

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil