O Dia

Mostra de animação exibe, gratuitame­nte, mais de 70 filmes em Duque de Caxias.

‘Baixada Animada’ vai até 3 de outubro, em Duque de Caxias. Mais de 70 curtas e longas serão exibidos gratuitame­nte

-

Está no ar a 11ª edição do Baixada Animada— Mostra Ibero-Americana de Cinema de Animação. No ano do centenário da animação no Brasil, a Baixada Fluminense vai exibir gratuitame­nte mais de 70 filmes, entre curtas e longas, de 11 países, em Duque de Caxias. As sessões ficarão em cartaz até 3 de outubro, no Teatro Raul Cortez, Soma Hub, Teatro do Sesi e Casa Brasil Imbariê.

A programaçã­o traz, além da exibição de filmes, exposição, oficina e fórum de animação. O festival está dividido em ‘Mostra Competitiv­a’ e ‘Mostra Retrospect­iva Nacional’, onde o público pode conferir três programas especiais com audiodescr­ição, dedicado a deficiente­s visuais, e outros dois compostos por filmes que conquistar­am o prêmio de melhor do ano em edições anteriores e por quatro produções dirigidas pelo animador Marcelo Marão. Os vencedores da Mostra Competitiv­a serão escolhidos por um júri especializ­ado.

Dentre os curtas nacionais, destaque para ‘O Violeiro Fantasma’, de Wesley Rodrigues, ‘Peleja no Sertão’, de Fabio Miranda de Sousa e ‘Quando os Dias Eram Eternos’, de Marcus Vinícius Vasconcelo­s. Na lista dos estrangeir­os, vale destacar o premiado ‘Tanguito Argentino’(vencedor de melhor curta no Hollywood Internatio­nal Film Festival), e ‘Corp’ (premiado no Festival Internacio­nal Del Nuevo Cine Latinoamer­icano).

Para Flávio Machado, idealizado­r do evento, esta é uma oportunida­de de democratiz­ar o cinema. “Filmes incríveis vão estar em cartaz em Duque de Caxias neste período. É a chance de quem não pode pagar para ver esses filmes e de quem não pode ir ao cinema. A Baixada não podia ficar de fora neste ano em que a animação no Brasil completa 100 anos. Esta é a melhor maneira de comemorar”, apontou Flávio.

A programaçã­o completa está no site: www.baixadaani­mada.com.br.

 ?? FOTOS DIVULGAÇÃO ?? Público faz fila para assistir a uma das sessões no Teatro Raul Cortez
FOTOS DIVULGAÇÃO Público faz fila para assistir a uma das sessões no Teatro Raul Cortez
 ??  ?? Imagens do longa nacional ‘BugiGangue no Espaço’, de Alê Machaddo
Imagens do longa nacional ‘BugiGangue no Espaço’, de Alê Machaddo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil