O Dia

Ex-chefe da CIA: ‘Trump deveria se envergonha­r’

Agentes criticam postura morna do presidente americano em relação à Putin

- > Washington, Estados Unidos

Ex-chefes de agências de inteligênc­ia dos Estados Unidos criticaram ontem o presidente americano, Donald Trump, que os chamou de “hackers da política” por terem concluído que houve interferên­cia da Rússia nas eleições presidenci­ais de 2016. “Levando em conta o autor da crítica, considero a mesma uma medalha de honra”, alfinetou o ex-chefe da CIA John Brennan em um programa da rede de TV CNN, do qual também participou o ex-diretor nacional de Inteligênc­ia James Clapper.

“A mim parece particular­mente repreensív­el que, no dia dos veteranos, Donald Trump ataque e coloque em dúvida a integridad­e e o caráter de Jim Clapper, que vestiu o uniforme por 35 anos”, disse Brennan. “Acho que é algo de que Trump deveria se envergonha­r”, concluiu.

Trump, que faz um giro de 12 dias pela Ásia e se encontra nas Filipinas, arremeteu contra Brennan, Clapper e o ex-diretor do FBI James Comey - que chamou de “hackers da política” - após receber duras críticas por ter dito que o presidente Vladimir Putin era sincero ao afirmar que a Rússia não interferiu nas eleições americanas.

Em um ataque surpreende­nte, Trump sugeriu que dá mais credibilid­ade às afirmações de Putin do que às de Bernnan, Clapper e Comey sobre as descoberta­s das agências de inteligênc­ia envolvendo a interferên­cia russa. “Dêem um tempo, eles são hackers da política”, disse Trump aos jornalista­s que o acompanhav­am no avião presidenci­al rumo a Hanói no sábado, ao citar os três e acusar os democratas de alimentare­m a polêmica sobre a interferên­cia russa em sua campanha eleitoral.

O presidente americano disse que Comey, demitido em maio, ante a pressão crescente por uma investigaç­ão sobre o assunto, era “um mentiroso”, e reiterou que Putin negou “de forma veemente” qualquer intromissã­o.

Brennan e Clapper revidaram o golpe e descrevera­m a resposta morna de Trump à suposta interferên­cia russa como risco para a segurança nacional. “Putin está determinad­o a enfraquece­r nosso sistema, nossa democracia e todo o nosso processo”, afirmou Clapper. “Tentar pintá-lo de qualquer outra maneira é inacreditá­vel e representa um perigo para este país.”

 ?? AFP ?? Trump, que faz uma viagem de 12 dias pela Ásia, chamou os ex-agentes de hackers da política
AFP Trump, que faz uma viagem de 12 dias pela Ásia, chamou os ex-agentes de hackers da política

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil