Agro­bi­la­ra en­vol­vi­da no es­que­ma

O Dia - - RIO DE JANEIRO -

N Com seis man­da­tos de de­pu­ta­do no cur­rí­cu­lo, o ca­ci­que do PMDB, Jor­ge Pic­ci­a­ni, ti­nha co­mo ho­mem for­te Jor­ge Luiz Ri­bei­ro, que­re­ce­bi­a­di­nhei­ro­a­té na TV Alerj. Era ele que ope­ra­va a pro­pi­na man­da­da por Car­los La­vou­ras, por­mei­oT­ran­sex­pert, que usa­va veí­cu­los blin­da­dos. Os pa­ga­men­tos tam­bém eram fei­tos por Ál­va­ro No­vis.

Ri­bei­ro é só­cio de três em­pre­sas em que a Agro­bi­la­ra Co­mér­cio e Par­ti­ci­pa­ções Lt­da — que tem co­mo um dos só­ci­os Pic­ci­a­ni— tam­bém é par­cei­ra. São elas: Ta­moio Mi­ne­ra­ção Lt­da, Vil­la Tos­ca­na In­cor­po­ra­ção Imo­bi­liá­ria Lt­da e The­jus Em­pre­en­di­men­tos e Par­ti­ci­pa­ções Lt­da. No­es­que­ma, Ri­bei­ro é au­xi­li­a­do por Ana Cláu­dia Jac­coud, apon­ta­da co­mo fun­ci­o­ná­ria da Agro­bi­la­ra.

Se­gun­do de­la­ção pre­mi­a­da de Jo­nas Lo­pes, ex-pre­si­den­te do Tri­bu­nal de Con­tas do Es­ta­do, que re­la­tou a cor­rup­ção na Cor­te, em 2014 ele usou R$ 500 mil, em ma­ços de di­nhei­ro, em com­pra sub­fa­tu­ra­da de 100 ca­be­ças de ga­do Agro­bi­la­ra. Em 2015, mais 260mil na aqui­si­ção abai­xo do va­lor de 70 bo­vi­nos da Agro­pe­cuá­ria Co­pa­ca­ba­na Co­mér­cio e Par­ti­ci­pa­ções Lt­da. A ne­go­ci­a­ta, se­gun­do Lo­pes, foi ajus­ta­da com Jor­ge Pic­ci­a­ni e Fe­li­pe, seu fi­lho, que co­man­da as em­pre­sas do­pai.

Jor­ge Pic­ci­a­ni te­ria es­que­ma de no­me­a­ção de ali­a­dos em ga­bi­ne­tes e en­tre as vin­te mai­o­res be­ne­fi­ciá­ri­as com re­nún­cia fis­cal es­tá a Cer­ve­ja­ria Pe­tro­pó­lis S/A, que­al­can­çouR$ 283,5 mi­lhões. A em­pre­sa tem ne­gó­ci­os com Pic­ci­a­ni e in­ter­me­di­ou do­a­ções clan­des­ti­nas pa­ra ele e Pau­lo Me­lo. Pic­ci­a­ni ne­ga. Mas au­men­tou, e mui­to, seu pa­trimô­nio em 20 anos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.