Sol­da­do nor­te-co­re­a­no de­ser­ta e le­va chu­va de ba­las

Mi­li­tar foi in­ter­na­do em es­ta­do gra­ve na Co­reia do Sul. Re­gi­me de Kim Jong-un vol­ta a fa­zer ame­a­ças de ‘guer­ra nu­cle­ar’ à ONU

O Dia - - MUNDO - > Pyongyang Com Agência Fran­ce-Pres­se

Um sol­da­do da Co­reia do Nor­te foi ba­le­a­do seis ve­zes por seus co­le­gas mi­li­ta­res ao ten­tar fu­gir pa­ra a Co­reia do Sul on­tem, na Área de Se­gu­ran­ça Co­mum, fron­tei­ra en­tre os dois paí­ses. Na fu­ga, qua­tro sol­da­dos nor­te-co­re­a­nos dis­pa­ra­ram 40 ve­zes.

O Co­man­do das Na­ções Uni­das (UNC) di­ri­gi­do pe­los Es­ta­dos Uni­dos, que mo­ni­to­ra o po­vo­a­do de fron­tei­ra de Pan­mun­jom, re­ve­lou que o sol­da­do uti­li­zou um ji­pe mi­li­tar, mas aban­do­nou o veí­cu­lo quan­do uma das ro­das fi­cou presa nu­ma va­la. A ocor­rên- ci­aéa pri­mei­ra na Área de Se­gu­ran­ça em mais de 30 anos. “As­sim que des­ceu do veí­cu­lo, cor­reu, atra­ves­san­do a fron­tei­ra, en­quan­to ou­tros sol­da­dos ati­ra­vam da Co­reia do Nor­te”, in­for­mou o UNC.

O mi­li­ta­res tá sen­do tra­ta­do­em um hos­pi­tal sul- co­re­a­no ejá pas­sou por ci­rur­gia. O mé­di­co Lee Guk-jong des­cre­veu a si­tu­a­ção do pa­ci­en­te co­mo “mui­to pe­ri­go­sa” e dis­se que os pró­xi­mos 10 dias se­rão cru­ci­ais pa­ra sua re­cu­pe­ra­ção. Sua iden­ti­da­de e a ra­zão pa­ra de­ser­ção não fo­ram di­vul­ga­das.

Cer ca­de 30 mil nor­te- co­re­a­nos fu­gir am­pa­ra a Co­rei ado Sul, amai­o­ria via Chi­na, des­de o fim da Guer­ra da Co­reia, em 1953. O in­ci­den­te ocor­re em um mo­men­to de gran­de ani­mo­si­da­de en­tre os dois paí­ses de­vi­do ao pro­gra­ma nu­cle­ar nor­te-co­re­a­no, que re­a­li­zou seis pro­vas nu­cle­a­res e tes­tou di­ver­sos mís­seis ba­lís­ti­cos nos úl­ti­mos me­ses.

On­tem, a Co­reia do Nor­te tam­bém aler­tou as Na­ções Uni­das de que a pre­sen­ça de três por­ta-aviões ame­ri­ca­nos em ma­no­bras con­jun­tas co­ma Ma­ri­nha sul-co­re­a­na ali­men­tam a ten­são e po­dem le­var a uma guer­ra nu­cle­ar. O em­bai­xa­dor da Co­reia do Nor­te jun­to àONU, JaSong-nam, en- vi­ou car­ta ao se­cre­tá­rio-ge­ral da or­ga­ni­za­ção, An­tó­nio Gu­ter­res, aler­tan­do pa­ra “a pi­or si­tu­a­ção em tor­no da pe­nín­su­la da Co­reia”.

Se­gun­do o di­plo­ma­ta, o pri­mei­ro en­vio de três por­ta-aviões à re­gião des­de 2007 “es­tá tor­nan­do im­pos­sí­vel pre­ver a de­fla­gra­ção de uma guer­ra nu­cle­ar de­vi­do à pos­tu­ra de ataque dos EUA. Os exer­cí­ci­os de guer­ra nu­cle­ar em gran­de es­ca­la e as chan­ta­gens nos per­mi­tem con­cluir que a op­ção que to­ma­mo sé a cor­re­ta eque de­ve­mos pros­se­guir por es­te ca­mi­nho até o fi­nal”, aler­tou.

AFP/JUNG YEON-JE

Bar­ri­ca­da do la­do sul-co­re­a­no per­to da Zo­na Des­mi­li­ta­ri­za­da

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.