Pa­pa acei­ta re­nún­cia de car­de­al

Ar­ce­bis­po de Washing­ton é acu­sa­do de aco­ber­tar abu­sos

O Dia - - MUNDO - > Ci­da­de do Va­ti­ca­no, Va­ti­ca­no

O pa­pa Fran­cis­co acei­tou a re­nún­cia do car­de­al Do­nald Wu­erl co­mo ar­ce­bis­po de Washing­ton, in­for­mou o Va­ti­ca­no, tor­nan­do Wu­erl uma das fi­gu­ras ca­tó­li­cas mais se­ni­o­res a re­nun­ci­ar em meio a uma cri­se mun­di­al de abu­sos se­xu­ais.

Wu­erl, de 77 anos e que foi bis­po de Pitts­burgh en­tre 1988 e 2006, es­tá sob es­cru­tí­nio pe­la ma­nei­ra que li­dou com ca­sos de abu­sos se­xu­ais du­ran­te es­te pe­río­do. Ele man­tém seu tí­tu­lo de car­de­al.

Em uma car­ta Fran­cis­co in­di­cou que acei­tou a re­nún­cia com re­lu­tân­cia e por in­sis­tên­cia de Wu­erl. Ele pe­diu pa­ra o car­de­al con­ti­nu­ar co­mo ad­mi­nis­tra­dor até que ou­tro ar­ce­bis­po pos­sa ser no­me­a­do.

Wu­erl tem es­ta­do sob fo­go des­de a di­vul­ga­ção em agos­to de um re­la­tó­rio de Gran­de Jú­ri dos Es­ta­dos Uni­dos so­bre abu­sos se­xu­ais, que en­con­trou evi­dên­ci­as de que ao me­nos mil pes­so­as, na mai­o­ria cri­an­ças, ha­vi­am si­do abu­sa­das se­xu­al­men­te por cer­ca de 300 clé­ri­gos du­ran­te 70 anos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.