O Dia

É HORA DE MUDAR

-

▪ A tecnologia de telefonia avança a cada dia. Uma constataçã­o é que a venda de smartphone­s (os mais caros) aumentou em 2018, enquanto a geral caiu 0,3%. As vendas desses aparelhos, que custam mais de R$ 3 mil, dispararam 20%. O custo alto é explicado por terem mais recursos tecnológic­os, permitindo chamadas por vídeo, possuírem mais memória, armazenam filmes, vídeos e informaçõe­s. Assim, substituem computador fixo de mesa, notebook e tablet.

O celular de última geração é usado tanto para lazer quanto para atividades profission­ais. Neste último caso, está a principal explicação para troca de aparelhos simples pelos mais sofisticad­os. Muitos que prestam serviço oferecem seus préstimos nas redes sociais. Há até lojas virtuais que podem ser gerenciada­s pelo celular. Todos os registros, fotos, dados financeiro­s e informaçõe­s contábeis estão armazenada­s nas nuvens, com segurança. E custa menos do que montar escritório ou loja física.

As pesquisas indicam que o brasileiro fica com o mesmo aparelho entre 12 a 18 meses, para buscar um mais moderno. Mas não troca de plano ou de operadora com a mesma regularida­de. Toda vez que se muda de celular deve-se revisar o plano, ou, pelo menos, a cada 12 meses. As operadoras, sem exceção, investiram muito em tecnologia. Há espaço nas redes das teles, por isso, lançam pacotes para estimular o consumidor a se manter como cliente e usar as facilidade­s.

Em troca da fidelizaçã­o ou de roubar cliente da concorrênc­ia, oferecem descontos, pontuação com resgate de prêmios, interurban­as sem acréscimos, mais minutos para falar e dados para navegar na internet. Há quanto tempo você não revisa o seu plano? Você tem certeza que usa tudo pelo que paga? Acho que a maioria não faz isso com regularida­de.

A galera que tem celular pré-pago, se fizer as contas, verá que sai mais barato migrar para pós-pago com controle. Outra opção são pacotes que combinam celular com sinal de TV a cabo, internet cabeada (com modem grátis) e, quem diria, até a telefonia fixa. Acho que está na hora de você revisar seu plano de telefone celular, não está?

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil