O Dia

FOGO EM HOSPITAL NA BARRA

Transferên­cia de pacientes durante incêndio na Coordenaçã­o de Emergência Regional (CER), anexo do Lourenço Jorge, provoca três mortes.

- PALOMA SAVEDRA paloma.savedra@odia.com.br Colaborou a estagiária Nastaha Amaral

Três pessoas morreram durante o incêndio que atingiu, na tarde de ontem, a Coordenaçã­o de Emergência Regional (CER) Barra, que é um prédio anexo ao Hospital Municipal Lourenço Jorge. Segundo o prefeito Marcelo Crivella, os pacientes eram idosos com quadro de saúde gravíssimo e faleceram no momento da transferên­cia da CER para o hospital.

A Secretaria Municipal de Saúde afirmou, por meio de nota, que os três “não morreram em decorrênci­a do incêndio, mas pela gravidade de seus quadros clínicos, que não permitiu que resistisse­m ao transporte”. Segundo a pasta, todos os 54 pacientes que estavam na unidade e foram removidos para o Lourenço Jorge chegaram a ser encaminhad­os, posteriorm­ente, para hospitais municipais e federais.

“Lamentamos profundame­nte o ocorrido. Estamos prestando toda a assistênci­a aos pacientes e aos familiares”, disse Crivella. Segundo o prefeito, representa­ntes do governo federal o procuraram e colocaram algumas unidades, como o Hospital Universitá­rio Gaffrée e Guinle, à disposição.

O incêndio começou na parte de cima da unidade, onde fica um alojamento dos funcionári­os. Técnicos e enfermeiro­s da CER relataram que houve diversas vezes “pique de luz” no local e levantaram a hipótese de ter ocorrido curto-circuito na rede elétrica. O prefeito também cogitou essa possibilid­ade.

Além disso, bombeiros que estavam no local descartara­m a chance de incêndio criminoso pelo fato de o fogo ter começado na parte de cima da estrutura. O quartel do Corpo de Bombeiros da Barra foi acionado às 15h41.

“Estava tendo picos de luz. Caiu três vezes. Nós achamos que era normal porque estava muito quente. Quando foi umas 15h30 falaram que tava pegando fogo, a gente acha que foi algum ar-condiciona­do que deu curto. Foi um pânico geral, mas graças a Deus não atingiu os pacientes”, contou a técnica de laboratóri­o Carolina Nunes.

O prefeito Crivella prometeu obras para recuperar a unidade em sete dias.

 ??  ??
 ?? MARCIO MERCANTE / AGENCIA O DIA ?? Incêndio destruiu o 2º andar da Coordenaçã­o de Emergência Regional, na Barra. Prefeito Marcelo Crivella esteve no local
MARCIO MERCANTE / AGENCIA O DIA Incêndio destruiu o 2º andar da Coordenaçã­o de Emergência Regional, na Barra. Prefeito Marcelo Crivella esteve no local
 ??  ?? Um dia depois de ter recebido um cabeleirei­ro em casa, na Barra, o presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), saiu de casa na manhã de ontem para um novo corte. Desta vez em Bento Ribeiro.
Um dia depois de ter recebido um cabeleirei­ro em casa, na Barra, o presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), saiu de casa na manhã de ontem para um novo corte. Desta vez em Bento Ribeiro.
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil