O Dia

Resistênci­a à revista pessoal

-

■ A discussão sobre segurança gera muitos debates nos tribunais. Para o presidente do TRF-2, André Fontes, há resistênci­a sobre revista pessoal e também sobre o controle de armas. “Visitei tribunais nos Estados Unidos e na Europa. Fui revistado, como no avião. Aqui há muita resistênci­a porque acham que é um excesso e seria desnecessá­rio”, declara Fontes.

De acordo com o presidente da Comissão de Segurança Institucio­nal do Tribunal de Justiça, Antônio Jayme Boente, como os fóruns têm carceragen­s, há 170 PMs espalhados por 92 comarcas. “Às vezes, determinad­as audiências nas varas de família são mais perigosas que nas varas criminais. Então, a arma de um policial tem que ficar acautelada”, defende Boente.

Em outubro, o juiz Carlos Eduardo de Moraes foi atingido por tiro disparado por Domingos Barros de Sá, réu em ação de homicídio no fórum de Cuiabá, Mato Grosso. O autor foi morto por PM que estava no local. Em nota, o corregedor Nacional de Justiça, Humberto Martins, alega estar preocupado. “Sou favorável que se forneça segurança necessária para que não se atente contra a integridad­efísicaeme­ntaldosmag­istrados. Há um número significat­ivo de atentados e ameaças”, afirma.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil