O Dia

Missão cumprida

Na última semana de ‘Segundo Sol’, Giovanna Antonelli faz avaliação do trabalho, torce por final feliz de Luzia e fala de seus planos como empresária.

- GABRIEL SOBREIRA gabriel.sobreira@odia.com.br >

Faltam cinco dias para os fãs de ‘Segundo Sol’, da Globo, conhecerem o desfecho de Luzia (Giovanna Antonelli) e sua trupe — no último dia 29, registrou 41 pontos de audiência em São Paulo, e 46 no Rio. Os bons ventos começam a partir de amanhã: a personagem será libertada da prisão depois que Remy (Vladimir Brichta) se apresenta à polícia. De certo, ao longo de 155 capítulos, acompanham­os a saga da ex -marisqueir­a para reunir seus filhos e ficar ao lado de seu grande amor, Beto (Emilio Dantas). Para isso, a heroína enfrentou toda a sorte de obstáculos possíveis criadas pelo autor João Emanuel Carneiro. Nesta reta final, Karola (Deborah Secco), a grande algoz da DJ, será perdoada pela protagonis­ta e convidada para o casamento dela com Beto.

“Eu sou uma pessoa que não costumo guardar rancor. A gente tem que resolver e deixar para trás. E acho que esse perdão, se acontecer, deixará a vida de Luzia mais leve. Mas quem sabe do destino de Luzia é seu criador, João Emanuel”, despista Giovanna Antonelli, dizendo que, se fosse Luzia, deixaria Karola para trás. “Ela certamente não faria mais parte da minha vida. E isso inclui não sentir mágoa, raiva, rancor. Sei que não é fácil, mas é mais sábio”, pondera.

DESAFIO E PRAZER

Que balanço você faz de ‘Segundo Sol’? “É impossível não fazer um balanço positivo de ‘Segundo Sol’. Um elenco maravilhos­o e uma equipe afinadíssi­ma. Fazer novela é um desafio. É prazeroso, mas nos desafia porque a entrega é enorme. Quando o time é bom, o trabalho fica mais leve. E isso aconteceu com essa novela”, resume.

No começo da trama, parte do público achava que Luzia tinha atitudes pouco inteligent­es, mas nada que tirasse o carisma da marisqueir­a. “Vou sempre defender minhas personagen­s. É parte da história viver algumas tramas que mexem mais com o público. Se tudo se resolvesse rapidament­e, não teríamos história”, reforça a carioca, que não esconde sua torcida para um desfecho feliz de sua personagem. “O final da Luzia seria com a família reunida. Ela é muito ligada à família e somente isso fará com que ela sinta que está ‘recuperand­o’ um pouco do tempo perdido, dos anos em que viveu como fugitiva, das prisões”, lembra ela, que ao terminar de gravar os últimos capítulos já sabe o que fazer. “Férias com a família durante um curto período e, claro, mudança de visual”, confessa, aos risos.

AUMENTAR FAMÍLIA?

Aos 42 anos, casada com o diretor artístico Leonardo Nogueira, Giovanna é mãe das gêmeas Antônia e Sofia, de 8, e de Pietro, 13 — ele, fruto do relacionam­ento com o ator Murilo Benício. A atriz diz que não tem planos de aumentar a família. Mas revela, brincando: “Ah, eu adoraria”.

A atriz conta que tem trabalhado para se tornar a mãe que sempre sonhou ser. “A gente quer sempre melhorar, fazer algo melhor. Como qualquer relação, a gente vai se modificand­o. Os filhos crescem, e a gente vai mudando de fases na maternidad­e. É um aprendizad­o constante”, explica ela.

FILHOS

Segundo ela, educar é uma tarefa que exige muito, que ninguém é o dono da verdade e o que funciona para um pode não ser a verdade do outro. “Não tem regra, manual. E isso faz com que tenhamos escolhas diárias. Mas a maternidad­e é uma delícia, o amor incondicio­nal,

Não tem regra, manual.Eisso faz com que tenhamos escolhas diárias. Mas a maternidad­e é uma delícia” GIOVANNA ANTONELLI, Atriz

o cresciment­o deles, cada conquista e descoberta. Ah, é uma lista imensa”, derretese a mãe coruja.

Com o trabalho acelerado por conta dos últimos capítulos da novela, Giovanna diz que a solução para ter tempo com a família e ainda de quebra administra­r a carreira de empresária é apostar na organizaçã­o.

“A gente é múltipla e já sabe que a reta final é sempre mais acelerado. Então, os compromiss­os ficam para antes ou depois deste período”, diz ela, que lista alguns dos seus produtos licenciado­s. “Óculos, joias, roupas, bolsas, clínica de estética, perfume, sandálias, esmalte e chinelo. Sempre tem coleção nova chegando. A roda não para, e isso me alimenta”, diverte-se ela, que também não para.

“Em 2019, chegarão novas coleções de roupas com a Leader, iremos expandir a rede Giolaser. Lançaremos mais uma coleção das bolsas e o quarto perfume, ‘111’ ”, avisa, empolgada. Para dar conta de toda essa agenda de compromiss­os, além da organizaçã­o, Giovanna faz questão de dormir muito bem. “Se eu não dormir, não aguento o tranco. Dur- mo uma média de oito horas. Eu me alimento bem e faço atividade física. É o grande benefício que faço a mim mesma, ganho qualidade de vida”, explica.

Você acha que com o passar dos anos está ficando menos workaholic?

“Estou me empenhando para isso”, revela.

DICAS

Com 24 anos de trajetória como atriz, Giovanna é direta quando perguntada sobre as dicas que daria para quem deseja seguir os mesmos passos que ela. “Estudem, se dediquem. Foquem no trabalho árduo do dia a dia. Alimentems­e de informação, cultura, conhecimen­to. E precisa acreditar. De verdade”, ensina. Ela também fala sobre quem tem o sonho de ter o próprio negócio e empreender. “No meu modelo ideal de negócio, eu tenho que estar presente em todos os processos. Acho que o pulo do gato está aí. Tudo tem o meu gosto, o meu desejo, as minhas escolhas”, diz.

 ?? FERNANDO TORQUATTO/DIVULGAÇÃO ??
FERNANDO TORQUATTO/DIVULGAÇÃO
 ?? FERNANDO TORQUATTO/DIVULGAÇÃO ??
FERNANDO TORQUATTO/DIVULGAÇÃO
 ??  ??
 ?? ESTEVAM AVELLAR/TV GLOBO PAULO BELOTE/TV GLOBO ?? À esq., Giovanna Antonelli com os filhos e o marido, Leonardo Nogueira. Abaixo, cenas da atriz em ‘Segundo Sol’. E, ao lado, a carioca em momentos de lazer
ESTEVAM AVELLAR/TV GLOBO PAULO BELOTE/TV GLOBO À esq., Giovanna Antonelli com os filhos e o marido, Leonardo Nogueira. Abaixo, cenas da atriz em ‘Segundo Sol’. E, ao lado, a carioca em momentos de lazer
 ??  ??
 ?? JOÃO COTTA/TV GLOBO ??
JOÃO COTTA/TV GLOBO
 ?? PAULO BELOTE/TV GLOBO ??
PAULO BELOTE/TV GLOBO
 ??  ??
 ?? FOTOS REPRODUÇÃO ??
FOTOS REPRODUÇÃO
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil