O Dia

Consulta ao 6º lote sai sexta

Mais de 1,14 milhões de contribuin­tes vão receber o dinheiro dia 16

-

Nos preparativ­os para o fim do ano, alguns consumidor­es vão aproveitar um dinheiro a mais. Quem ainda não recebeu a restituiçã­o do Imposto de Renda 2018 já pode verificar se o nome estará no 6º lote no site da Receita Federal que será liberado para consulta na sexta-feira. Mais 1.142.680 contribuin­tes devem ter valor creditado em conta no dia 16.

Para saber se foi beneficiad­o neste lote, o contribuin­te pode acessar o site idg.receita.fazenda.gov.br e clicar em ‘IRPF 2018’, e em seguida em ‘Restituiçã­o”. É preciso preencher o número do CPF e código verificado­r. Também é possível consultar pelo Receitafon­e discando 146. A consulta está aberta também alotes residuais das declaraçõe­s de 2008 a 2017.

O valor será creditado na conta do contribuin­te no dia 16 de novembro. Caso o valor não seja depositado­nas contas informadas na declaração, o contribuin­te deverá receber o dinheiro em qualquer agência do Banco do Brasil.

A restituiçã­o fica disponível no banco durante um ano. Se o contribuin­te não fizer o resgate no prazo, pode requerer por Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituiçã­o.

VERIFICAR DADOS

Além de verificar se vai entrar um dinheiro a mais na conta, o contribuin­te pode aproveitar e certificar se os dados da declaração estão corretos. Na consulta à página, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistê­ncias de dados identifica­das pelo processame­nto.

Conforme noticiado pelo DIA, mais de 52 mil pessoas no Rio de Janeiro seriam notificada­s para corrigir erros na declaração, recebendo aviso via carta.

Para ver se está neste lote, é possível acessar o site da Receita a partir das 9h.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil