O Dia

Presidente eleito ouve recados no Congresso

Raquel Dodge cita em discurso respeito a minorias e liberdade de imprensa

-

No primeiro dia de presidente eleito em Brasília, Jair Bolsonaro ouviu recados do presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, e, principalm­ente, da procurador­a-geral da República, Raquel Dodge, que, em discurso diante do futuro ocupante do Planalto, frisou que “não basta reverencia­r” a Constituiç­ão “em atitude contemplat­iva, mas é preciso cumpri -la” e citou questões como o meio ambiente, respeito às minorias e liberdade de imprensa. O presidente eleito não aplaudiu.

Bolsonaro participou de sessão solene no Congresso para comemorar os 30 anos da Constituiç­ão ao lado dos presidente­s dos três Poderes. Sentado à ponta da mesa do plenário, o presidente eleito fez um rápido pronunciam­ento às autoridade­s e parlamenta­res. Disse que a Constituiç­ão é “o único norte”.

O ministro Dias Toffoli, por sua vez, segurou a Constituiç­ão e cobrou de Bolsonaro: “Vossa Excelência estava exatamente com esta Constituiç­ão à mão e celebrando que, uma vez eleito, iria cumprir, como vai cumprir, a Constituiç­ão e as leis do Brasil”.

O discurso da procurador­a-geral, Raquel Dodge, pontuou direitos fundamenta­is previstos na Carta Magna e trouxe referência­s a temas sobre os quais Bolsonaro já fez declaraçõe­s polêmicas. Ela enfatizou a defesa dos direitos humanos, das minorias e do meio ambiente, previstos na Constituiç­ão, reputando-os como objetivos fundamenta­is da República. Bolsonaro já relativizo­u esses temas em diversas declaraçõe­s ao longo de anos na Câmara dos Deputados e durante a campanha presidenci­al.

A procurador­a-geral também frisou a pluralidad­e étnica e mencionou os povos nativos. “O Ministério Público é o defensor da sociedade, do interesse público, combate o crime e defende direitos fundamenta­is”, afirmou Raquel Dodge.

Em seu discurso, ela assinalou ainda a necessidad­e de liberdade de imprensa e de cátedra. “Muito se avançou desde a Constituiç­ão de 1988 e, por isso, é importante celebrá-la, para que se mantenha viva, aderente aos fatos, fazendo justiça e correspond­endo à vida real da Nação.

 ??  ?? Bolsonaro no Congresso, ao lado de seu vice, general Mourão
Bolsonaro no Congresso, ao lado de seu vice, general Mourão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil