UE si­na­li­za ‘im­pul­so fi­nal’ ao Mer­co­sul

O Dia - - MUNDO - > Bru­xe­las, Bél­gi­ca

Ape­sar do po­si­ci­o­na­men­to do fu­tu­ro su­per­mi­nis­tro da Eco­no­mia do Bra­sil, Pau­lo Gu­e­des, que afir­ma que o Mer­co­sul não se­rá pri­o­ri­da­de no go­ver­no Bol­so­na­ro, a União Eu­ro­peia (UE) si­na­li­zou, on­tem, a in­ten­ção de re­a­li­zar um “im­pul­so fi­nal” em bus­ca de acor­dos co­mer­ci­ais com o blo­co econô­mi­co sul-ame­ri­ca­no, no pró­xi­mo en­con­tro de li­de­ran­ças, na se­ma­na que vem, em Bru­xe­las.

A co­mis­sá­ria eu­ro­peia de Co­mér­cio, Ce­ci­lia Malms­tröm, ex­pli­cou que “hou­ve um in­ter­câm­bio de pon­tos de vis­ta, de li­ga­ções te­lefô­ni­cas bas­tan­te in­ten­sas nes­tas úl­ti­mas se­ma­nas, mas que ain­da “res­tam coi­sas im­por­tan­tes a fa­zer”.

A União Eu­ro­péia e os paí­ses do Mer­co­sul (Ar­gen­ti­na, Bra­sil, Pa­ra­guai e Uru­guai) ini­ci­a­ram há qua­se 20 anos ne­go­ci­a­ções pa­ra al­can­çar um acor­do fi­nal que, nas pa­la­vras da co­mis­sá­ria, es­tão em sua fa­se fi­nal.

A elei­ção de Jair Bol­so­na­ro no Bra­sil ge­rou in­cer­te­za na UE, de­vi­do a sua vi­são so­bre po­lí­ti­ca co­mer­ci­al e o pa­pel do Mer­co­sul. A mi­nis­tra aus­tría­ca Mar­ga­re­te Sch­ramböck, cu­jo país exer­ce a pre­si­dên­cia tem­po­rá­ria da UE, afir­mou que as pa­la­vras de Bol­so­na­ro du­ran­te a cam­pa­nha “in­di­cam que o Bra­sil quer re­ne­go­ci­ar e re­a­brir o que já foi fei­to”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.