Pla­no de saú­de é obri­ga­do a co­brir tes­te pa­ra a co­vid-19

Con­vê­ni­os mé­di­cos te­rão que co­brir exa­me que de­tec­ta an­ti­cor­pos

O Dia - - FRONT PAGE - MA­RI­NA CAR­DO­SO ma­ri­na.car­do­so@odia.com.br

Por­ta­ria da Agên­cia Na­ci­o­nal de Saú­de Su­ple­men­tar foi bai­xa­da após de­ci­são ju­di­ci­al e já es­tá em vi­gor. Se­gu­ra­do te­rá aces­so a exa­me so­ro­ló­gi­co, que de­tec­ta pre­sen­ça de an­ti­cor­pos con­tra o co­ro­na­ví­rus.

AA­gên­cia Na­ci­o­nal de Saú­de Su­ple­men­tar (ANS) de­ter­mi­nou que os pla­nos de saú­de in­clu­am na lis­ta de co­ber­tu­ras obri­ga­tó­ri­as o tes­te so­ro­ló­gi­co pa­ra o com­ba­te con­tra o co­ro­na­ví­rus (co­vid-19). A de­ci­são, que foi to­ma­da na quin­ta-fei­ra pas­sa­da na reu­nião da Di­re­to­ria Co­le­gi­a­da, já es­tá em vi­gor.

Os exa­mes so­ro­ló­gi­cos re­gu­la­men­ta­dos pe­la ANS de­tec­tam a pre­sen­ça de an­ti­cor­pos (IgA, IgG ou IgM) pro­du­zi­dos pe­lo or­ga­nis­mo após ex­po­si­ção ao ví­rus. Des­ta for­ma, o pro­ce­di­men­to pas­sa a ser obrigatóri­o nas seg­men­ta­ções am­bu­la­to­ri­al, hos­pi­ta­lar (com ou sem obs­te­trí­cia) e re­fe­rên­cia.

O pa­ci­en­te de­ve­rá ser aten­di­do nos ca­sos em que apre­sen­tar ou ter ti­do síndrome gri­pal, com qua­dro res­pi­ra­tó­rio agu­do, sen­sa­ção fe­bril ou fe­bre, acom­pa­nha­da de tos­se ou dor de gar­gan­te ou co­ri­za ou di­fi­cul­da­de res­pi­ra­tó­ria, ou síndrome res­pi­ra­tó­ria agu­da gra­ve. Nes­te ca­so de­ve ter ti­do di­fi­cul­da­de pa­ra res­pi­rar ou pres­são per­sis­ten­te no tó­rax ou sa­tu­ra­ção de oxi­gê­nio me­nor do que 95% em ar am­bi­en­te ou co­lo­ra­ção azu­la­da dos lá­bi­os ou ros­to.

O exa­me é fei­to com o uso de amos­tras de san­gue, so­ro ou plas­ma e po­de ser re­a­li­za­do por meio das téc­ni­cas de imu­no­flu­o­res­cên­cia, imu­no­cro­ma­to­gra­fia, en­zi­mai­mu­no­en­saio e qui­mi­o­lu­mi­nes­cên­cia. Co­mo a pro­du­ção de an­ti­cor­pos só ocor­re de­pois de um pe­río­do mí­ni­mo após a ex­po­si­ção ao ví­rus, o tes­te é indicado a par­tir do oi­ta­vo dia de iní­cio dos sin­to­mas.

A in­clu­são do tes­te aten­de de­ci­são ju­di­ci­al re­la­ti­va à Ação Ci­vil Pú­bli­ca nº 0810140-15.2020.4.05.8300.

DI­VUL­GA­ÇÃO

Tes­te va­le nas seg­men­ta­ções am­bu­la­to­ri­al, hos­pi­ta­lar e re­fe­rên­cia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.