VOL­TA ÀS AU­LAS SEM DA­TA

Pre­fei­tu­ra e co­lé­gi­os par­ti­cu­la­res adi­am pa­ra quin­ta-fei­ra de­ci­são so­bre re­tor­no pre­sen­ci­al

O Dia - - FRONT PAGE -

Reu­nião en­tre a pre­fei­tu­ra e re­pre­sen­tan­tes sin­di­cais e pa­tro­nais não che­gou a con­sen­so so­bre o re­tor­no às ati­vi­da­des nas es­co­las pri­va­das. Na re­de pú­bli­ca, re­fei­ções po­dem ser re­to­ma­das.

Ore­tor­no das au­las pre­sen­ci­ais, nas es­co­las pri­va­das do Mu­ni­cí­pio do Rio, ain­da es­tá sem uma da­ta con­fir­ma­da. On­tem, a reu­nião en­tre o pre­fei­to do Rio, Mar­ce­lo Crivella, e re­pre­sen­tan­tes de co­lé­gi­os e do sin­di­ca­do do se­tor, que iria de­ci­dir se as au­las vol­ta­ri­am no dia 15 de ju­lho, ter­mi­nou sem acor­do. En­tre­tan­to ha­ve­rá um no­vo en­con­tro na quin­ta-fei­ra pa­ra re­to­mar a dis­cus­são so­bre o te­ma.

Ini­ci­al­men­te, a pre­fei­tu­ra apre­sen­tou a pro­pos­ta pa­ra que as au­las das ins­ti­tui­ções pri­va­das re­co­me­ças­sem em 15 de ju­lho, de for­ma vo­lun­tá­ria. Mas es­sa me­di­da não che­gou a um con­sen­so na reu­nião.

“O sin­di­ca­to dos pro­fes­so­res tem pre­o­cu­pa­ção de que o pro­fis­si­o­nal aca­be sen­do obri­ga­do pe­lo pa­trão a ir, mes­mo que o re­tor­no se­ja vo­lun­tá­rio.

O ide­al é o con­sen­so, que to­dos en­ten­dam que, a par­tir do dia 15, o pro­fes­sor que não te­nha ris­co de saú­de e vol­te ca­so se sin­ta ap­to a is­so. E que se res­pei­te aque­le que di­ga que pre­fe­re es­pe­rar, que se res­pei­te a opi­nião de­le sem cons­tran­gi­men­to, ame­a­ça ou chan­ta­gem”, dis­se Crivella.

O che­fe do Exe­cu­ti­vo mu­ni­ci­pal ain­da res­sal­tou que a re­to­ma­da de­ve obe­de­cer cri­té­ri­os, co­mo as re­gras de ou­ro que es­ta­be­le­cem o dis­tan­ci­a­men­to so­ci­al, por exem­plo. “Não é vol­tar to­do mun­do jun­to, e, sim, com uma sé­rie de re­gras. Com ro­dí­zio de alu­nos e pro­fes­so­res e li­mi­te de pes­so­as em sa­la. Que­re­mos que es­sa vol­ta se­ja gra­da­ti­va”.

NA RE­DE PÚ­BLI­CA

Crivella in­for­mou que tam­bém não há uma da­ta mar­ca­da pa­ra a vol­ta das au­las na re­de mu­ni­ci­pal de en­si­no. Mas acres­cen­tou que ava­lia a pos­si­bi­li­da­de de re­to­mar as re­fei­ções oferecidas pe­los co­lé­gi­os.

“Quem sa­be, se elas (merendeira­s) es­ti­ve­rem imu­ni­za­das, a gen­te po­de­rá vol­tar com as co­zi­nhas, o que se­ria mui­to bom pa­ra as cri­an­ças vi­rem pa­ra a es­co­la to­mar ca­fé e al­mo­çar. Sem aglo­me­ra­ção, com ho­rá­ri­os es­ca­lo­na­dos”, es­cla­re­ceu o pre­fei­to.

REGINALDO PI­MEN­TA

Clí­ni­ca da Fa­mí­lia, inau­gu­ra­da pe­la pre­fei­tu­ra, be­ne­fi­ci­a­rá 16 mil pes­so­as

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.