GO­VER­NO AJUDARÁ NO CÁLCULO DO 13º DE QUEM TE­VE SA­LÁ­RIO RE­DU­ZI­DO NA PAN­DE­MIA

Tra­ba­lha­do­res que ti­ve­ram sa­lá­rio re­du­zi­do te­rão que fa­zer cálculo di­fe­ren­ci­a­do

O Dia - - FRONT PAGE -

Ogo­ver­no fe­de­ral ava­lia pu­bli­car uma ori­en­ta­ção de co­mo de­ve ser o cálculo do 13º sa­lá­rio pa­ra tra­ba­lha­do­res que te­nham con­tra­tos sus­pen­sos ou ti­ve­ram sa­lá­ri­os re­du­zi­dos du­ran­te a pan­de­mia de co­ro­na­ví­rus. A de­ci­são foi anun­ci­a­da após o go­ver­no Bol­so­na­ro de­cre­tou a pror­ro­ga­ção por mais 60 di­as da Me­di­da Pro­vi­só­ria 936, que sus­pen­de con­tra­tos tra­ba­lhis­tas e re­duz jor­na­das de tra­ba­lho e sa­lá­ri­os. Es­sa am­pli­a­ção tam­bém trou­xe a dis­cus­são so­bre o pa­ga­men­to ou não do 13º sa­lá­rio aos tra­ba­lha­do­res atin­gi­dos pe­la MP.

O Mi­nis­té­rio da Eco­no­mia reforçou que a lei do pro­gra­ma de pre­ser­va­ção do em­pre­go não tra­ta so­bre o 13º sa­lá­rio, e tam­bém des­ta­cou que a le­gis­la­ção per­mi­te acor­dos in­di­vi­du­ais e co­le­ti­vos en­tre tra­ba­lha­do­res e em­pre­ga­do­res.

Con­fi­ra no­ta da Se­cre­ta­ria Es­pe­ci­al de Pre­vi­dên­cia e Tra­ba­lho do Mi­nis­té­rio da Eco­no­mia: “A Lei nº 14.020/2020, que ins­ti­tuiu o BEm, não al­te­rou a for­ma de cálculo de qual­quer ver­ba tra­ba­lhis­ta pre­vis­ta na le­gis­la­ção or­di­ná­ria, ten­do su­as dis­po­si­ções es­ta­be­le­ci­do cri­té­ri­os pa­ra o pa­ga­men­to de be­ne­fí­cio com­pen­sa­tó­rio di­an­te de si­tu­a­ções ne­la con­sig­na­das, não abran­gen­do o 13º sa­lá­rio. Va­le res­sal­tar que, di­an­te da li­ber­da­de ne­go­ci­al en­tre as par­tes (exer­ci­da de for­ma co­le­ti­va ou in­di­vi­du­al), os acor­dos fir­ma­dos com ba­se na lei ins­ti­tui­do­ra do BEm po­dem es­ta­be­le­cer um gran­de número de pos­si­bi­li­da­des di­an­te do ca­so con­cre­to. As­sim, ca­da ca­so po­de ser di­fe­ren­te a de­pen­der do acor­da­do. A Se­prt-ME es­tá em con­ta­to com a Pro­cu­ra­do­ria-Ge­ral da Fa­zen­da Na­ci­o­nal (PGFN) pa­ra que ha­ja uma ori­en­ta­ção uni­for­me so­bre o te­ma.”

REPRODUçãO DE IN­TER­NET

De­ci­são de au­xi­li­ar no cálculo do abo­no foi anun­ci­a­da de­pois que foi de­cre­ta­da a pror­ro­ga­ção da MP 936

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.