O Dia

Na ci­da­de, 2ª do­se es­tá ga­ran­ti­da

Segunda do­se ga­ran­ti­da no Rio

- Health · Medical Activism · Anti-Vaccers · Alternative Medicine · Rio de Janeiro · Polish Ministry of Health · Rede Globo - Brazilian Television Network · Rio de Janeiro · Sao Goncalo

Em reu­nião, se­cre­tá­rio de Saú­de ori­en­tou que no­va apli­ca­ção de­ve ser to­ma­da no mes­mo lo­cal da pri­mei­ra.

Com o cro­no­gra­ma de pri­mei­ra do­se interrompi­do por fal­ta de no­vas re­mes­sas de vacina, o se­cre­tá­rio mu­ni­ci­pal de Saú­de, Da­ni­el So­ranz, afir­mou que os ca­ri­o­cas que já se va­ci­na­ram es­tão com a segunda do­se ga­ran­ti­da. So­ranz re­for­çou que a segunda do­se de­ve ser to­ma­da no mes­mo lo­cal que a pri­mei­ra, pa­ra fa­ci­li­tar a lo­gís­ti­ca. O se­cre­tá­rio tam­bém ori­en­tou que as pes­so­as pro­cu­rem a uni­da­de de Saú­de na par­te da tar­de, em que es­tão mais va­zi­as.

“A segunda do­se já es­tá sen­do apli­ca­da. A gen­te in­ten­si­fi­ca es­sa va­ci­na­ção du­ran­te es­sa se­ma­na e na pró­xi­ma. Tam­bém es­ta­mos ido­sos em do­mi­cí­lio com a segunda do­se, pes­so­as ins­ti­tu­ci­o­na­li­za­das e pro­fis­si­o­nais de Saú­de”, ex­pli­cou após reu­nião do Co­mi­tê de En­fren­ta­men­to à co­vid-19 no Cen­tro de Ope­ra­ções da Pre­fei­tu­ra do Rio, na Ci­da­de No­va.

Du­ran­te a reu­nião, o Co­mi­tê de­ci­diu man­ter as me­di­das res­tri­ti­vas em vi­gor pa­ra que o en­fren­ta­men­to à co­vid-19 na ci­da­de con­ti­nue evo­luin­do po­si­ti­va­men­te.

“A ava­li­a­ção do co­mi­tê é de que a gen­te tem uma que­da sus­ten­ta­da do nú­me­ro de in­ter­na­ções e tam­bém do nú­me­ro de óbi­tos na ci­da­de do Rio de Ja­nei­ro. A gen­te já es­tá na qu­ar­ta se­ma­na de que­da de óbi­to e in­ter­na­ção. Mas, as me­di­das res­tri­ti­vas vão se man­ter. Não é o mo­men­to de re­la­xar. É mui­to im­por­tan­te que as pes­so­as con­ti­nu­em uti­li­zan­do más­ca­ras, evi­tem aglo­me­ra­ções e man­te­nham o dis­tan­ci­a­men­to so­ci­al”, de­cla­rou So­ranz.

O se­cre­tá­rio dis­se que aguar­da a che­ga­da de no­vas re­mes­sas de do­ses da Co­ro­navac, pro­du­zi­das pe­lo Ins­ti­tu­to Bu­tan­tan, e a As­tra­ze­ne­ca, da Fi­o­cruz, du­ran­te es­ta se­ma­na.

Co­mi­tê de En­fren­ta­men­to à co­vid-19 de­ci­diu man­ter me­di­das res­tri­ti­vas na ci­da­de

A Pre­fei­tu­ra do Rio aguar­da a che­ga­da das va­ci­nas pa­ra anun­ci­ar se vai gu­ar­dar me­ta­de pa­ra a apli­ca­ção da segunda do­se ou se vai apli­car to­do o lo­te na po­pu­la­ção, o que foi au­to­ri­za­do pe­lo Mi­nis­té­rio da

Saú­de, di­an­te da ex­pec­ta­ti­va de que che­guem mais imu­ni­zan­tes em bre­ve.

ATRA­SO

A ins­ta­bi­li­da­de no tem­po atra­sou o en­vio da re­mes­sa de se­gun­das do­ses de va­ci­nas pa­ra a Re­gião Ser­ra­na do Rio. A Se­cre­ta­ria Es­ta­du­al de Saú­de pre­ten­dia con­cluir nes­ta segunda-fei­ra a dis­tri­bui­ção de 193,5 mil va­ci­nas pa­ra 88 mu­ni­cí­pi­os. O he­li­cóp­te­ro não ob­te­ve con­di­ções me­te­o­ro­ló­gi­cas pa­ra se des­lo­car pa­ra a ser­ra até o iní­cio da tar­de de ho­je. A Se­cre­ta­ria Es­ta­du­al de Saú­de ain­da não in­for­mou os mu­ni­cí­pi­os afe­ta­dos pe­lo mau tem­po.

O se­cre­tá­rio de Saú­de Car­los Al­ber­to Cha­ves dis­se que o trans­por­te de­ve ser fei­to ama­nhã. “A lo­gís­ti­ca es­tá per­fei­ta. Se o tem­po me­lho­rar, nós le­va­mos. Mas, há pre­vi­são de ins­ta­bi­li­da­de pa­ra es­ta tar­de”, dis­se o se­cre­tá­rio es­ta­du­al de Saú­de, Car­los Al­ber­to Cha­ves ao Bom Dia Rio, da TV Glo­bo.

Três he­li­cóp­te­ros de­co­la­ram do 12º Ba­ta­lhão de Po­lí­cia Mi­li­tar, em Ni­te­rói, pa­ra le­var o imu­ni­zan­te aos mu­ni­cí­pi­os. Na úl­ti­ma sex­ta, Rio, Ni­te­rói, Ma­ri­cá e São Gon­ça­lo re­ti­ra­ram os lo­tes. Des­ta vez, se­rão dis­tri­buí­das 173.500 se­gun­das do­ses do imu­ni­zan­te, além de ou­tras 20 mil pa­ra uti­li­za­ção co­mo pri­mei­ra do­se - que es­ta­vam ar­ma­ze­na­das co­mo re­ser­va téc­ni­ca.

O se­cre­tá­rio dis­se que mais do­ses da Co­ro­navac, pro­du­zi­das pe­lo Ins­ti­tu­to Bu­tan­tan, po­dem che­gar ho­je. Nes­te ca­so, as va­ci­nas se­ri­am dis­tri­buí­das pe­lo Es­ta­do do Rio no dia se­guin­te. “É mui­to rá­pi­do”, co­men­tou Cha­ves.

 ?? ESTEFAN RADOVICZ ??
ESTEFAN RADOVICZ
 ?? REGINALDO PIMENTA / AGENCIA O DIA ?? Da­ni­el So­ranz: Se­cre­tá­rio de Saú­de diz que Rio tem “que­da sus­ten­ta­da” do nú­me­ro de in­ter­na­ções
REGINALDO PIMENTA / AGENCIA O DIA Da­ni­el So­ranz: Se­cre­tá­rio de Saú­de diz que Rio tem “que­da sus­ten­ta­da” do nú­me­ro de in­ter­na­ções

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil