Ma­rin­gá te­rá Jui­za­do da Mu­lher em ja­nei­ro

O Diario do Norte do Parana - - CIDADES - Ro­sân­ge­la Gris

odi­a­rio.com Ca­sos de vi­o­lên­cia pra­ti­ca­da con­tra a mu­lher pas­sa­rão a tra­mi­tar com mais agi­li­da­de na co­mar­ca de Ma­rin­gá a par­tir de ja­nei­ro de 2013, quan­do de­ve en­trar em fun­ci­o­na­men­to o Jui­za­do de Vi­o­lên­cia Do­més­ti­ca e Fa­mi­li­ar con­tra a Mu­lher.

A da­ta de im­plan­ta­ção da no­va va­ra foi anunciada pe­la di­re­to­ra do Fórum de Ma­rin­gá, juí­za Car­mem Lu­cia Rodrigues Ra­ma­jo, du­ran­te par­ti­ci­pa­ção na me­sa re­don­da que fe­chou a pro­gra­ma­ção das cam­pa­nhas de pre­ven­ção ao cân­cer de ma­ma e pe­lo fim da vi­o­lên­cia con­tra as mu­lhe­res em Ma­rin­gá.

“A cri­a­ção das va­ras es­pe­ci­a­li­za­das é um dos me­ca­nis­mos su­ge­ri­dos pe­la Co­or­de­na­do­ria Es­ta­du­al, cri­a­da em no­vem­bro de 2011, pa­ra as­se­gu­rar a apli­ca­ção da Lei Maria da Pe­nha nos ca­sos de vi­o­lên­cia con­tra a mu- lher”, ex­pli­cou a juí­za.

Pa­ra a di­re­to­ra do Fórum, a im­plan­ta­ção da no­va va­ra ga­ran­ti­rá um aten­di­men­to hu­ma­ni­za­do e es­pe­ci­a­li­za­do às ví­ti­mas, prin­ci­pal­men­te as de cri­mes se­xu­ais. “Ho­je acre­di­ta­mos que exis­ta uma de­man­da re­pri­mi­da de ca­sos des­se gê­ne­ro, por fal­ta de cre­di­bi­li­da­de a res­pei­to da pu­ni­ção aos agres­so­res. Com es­se tra­ba­lho di­fe­ren­ci­a­do, pre­ten­de­mos mu­dar es­se qua­dro. Sa­be­mos da di­fi­cul­da­de que es­sas ví­ti­mas en­con­tram quan­do pre­ci­sam pro­cu­rar es­se ti­po de aju­da. Com es­sa Va­ra es­pe­ci­a­li­za­da, com cer­te­za va­mos ame­ni­zar um pou­co o so­fri­men­to des­sas mu­lhe­res.”

Além de Ma­rin­gá, qua­tro ci­da­des se­rão con­tem­pla­das com jui­za­dos es­pe­ci­a­li­za­dos: Cas­ca­vel, São José dos Pi­nhais, Foz do Igua­çu e Pon­ta Gros­sa, to­das es­co­lhi­das por con­ta do nú­me­ro de ca­sos de vi­o­lên­cia do gê­ne­ro. “Há uma de­man­da re­pri­mi­da de ca­sos por fal­ta de cre­di­bi­li­da­de a res­pei­to da pu­ni­ção aos agres­so­res”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.