Pro­fes­so­res de Flo­res­ta pro­tes­tam por PCCS

O Diario do Norte do Parana - - REGIÃO - Luiz de Car­va­lho

car­va­lho@odi­a­rio.com Pro­fes­so­res de Flo­res­ta (30 km de Ma­rin­gá) pa­ra­li­sa­ram as ati­vi­da­des on­tem e in­va­di­ram o pré­dio da pre­fei­tu­ra pa­ra exi­gir que o pre­fei­to An­to­nio Fuentes Mar­tins (PMDB) en­ca­mi­nhe pa­ra a Câ­ma­ra o pro­je­to do Pla­no de Car­gos, Car­rei­ras e Sa­lá­ri­os da Edu­ca­ção, de­fi­nin­do pi­so sa­la­ri­al pa­ra a ca­te­go­ria. O pre­fei­to não foi à pre­fei­tu­ra.

Se­gun­do os pro­fes­so­res, a pa­ra­li­sa­ção - a se­gun­da em 2 se­ma­nas - foi ape­nas um aler­ta: se o pro­je­to não for en­ca­mi­nha­do ao Le­gis­la­ti­vo na se­gun­da-fei­ra, a gre­ve co­me­ça no dia se­guin­te.

Cer­ca de 700 cri­an­ças fi­ca­ram sem au­la. “Sei que se vi­er uma gre­ve nos­sas cri­an­ças não te­rão co­mo con­cluir o ano le­ti­vo no tem­po cer­to, e é pos­sí­vel que o iní­cio das au­las no ano que vem tam­bém se­ja com­pro­me­ti­do, mas os pro­fes­so­res não po­dem ser sa­cri­fi­ca­dos quan­do se sa­be que a fa­lha é da pre­fei­tu­ra”, dis­se a téc­ni­ca de In­for­má­ti­ca Cris­ti­a­ne Mar­tins An­dra­de Cam­pos, mãe de du­as cri­an­ças alu­nas de es­co­las mu­ni­ci­pais. Ela diz que a mai­o­ria dos pais é so­li­dá­ria ao mo­vi­men­to.

Com fai­xas, car­ta­zes e ban­dei­ras, cer­ca de 40 ser­vi­do­res fo­ram pa­ra a fren­te da pre­fei­tu­ra às 8 ho­ras, mas não con­se­gui­ram fa­lar com nin­guém do Exe­cu­ti­vo.

Por vol­ta das 11 ho­ras, um ad­vo­ga­do e uma fun­ci­o­ná­ria da Se­cre­ta­ria Mu­ni­ci­pal de Edu­ca­ção fo­ram até o Pa­ço, on­de se reu­ni­ram com uma co­mis­são de cin­co pro­fes­so­res. O ad­vo­ga­do dis­se que uma no­va reu­nião se­rá re­a­li­za­da na se­gun­da-fei­ra pa­ra dis­cu­tir o as­sun­to, mas os pro­fes­so­res dei­xa­ram cla­ro que es­tão pron­tos pa­ra uma pa­ra­li­sa­ção por tem­po in­de­ter­mi­na­do, ca­so o pro­je­to não se­ja en­ca­mi­nha­do.

A pre­si­den­te do Nú­cleo Re­gi­o­nal do Sin­di­ca­to dos Tra­ba­lha­do­res em Edu­ca­ção do Pa­ra­ná (APP-Sin­di­ca­to), Vil­ma Garcia da Sil­va, ex­pli­cou que Fuentes de­ve­ria en­ca­mi­nhar à Câ­ma­ra o pro­je­to no iní­cio do ano, cum­prin­do o que de­ter­mi­na a Lei Fe­de­ral que tor­na obri­ga­tó­rio o pi­so na­ci­o­nal pa­ra os tra­ba­lha­do­res do ma­gis­té­rio pú­bli­co da edu­ca­ção bá­si­ca. Se­gun­do ela, a pre­fei­tu­ra con­tra­tou um pro­fis­si­o­nal pa­ra ela­bo­rar o pro­je­to, mas des­de ju­nho a pro­pos­ta es­tá en­ga­ve­ta­da. “Os pro­fes­so­res de Flo­res­ta es­tão re­ce­ben­do bem me­nos que o pi­so, es­ta di­fe­ren­ça es­tá se acu­mu­lan­do e a pre­fei­tu­ra te­rá que pagar os re­tro­a­ti­vos”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.